Para destacar a importância da segurança em todas as atividades, a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) realizou, nas instalações da Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), no período de 19 a 22 de setembro, a segunda fase do treinamento de Crew Resource Management (CRM).
O objetivo foi ressaltar que existem procedimentos de segurança que devem ser seguidos em diversas situações. Nessa fase da atividade, tripulações realizam voos em simulador, a partir de condições semelhantes às enfrentadas em operações rotineiras. Assim, simulam as possíveis decisões a serem tomadas, com observação das interações entre as tripulações, por uma equipe especializada de facilitadores de CRM, composta pelo Oficial de Segurança de Voo e pela Psicóloga da OM.
O objetivo é o desenvolvimento de habilidades não técnicas (soft skills), dentre as quais destacam-se a comunicação, a liderança, a consciência situacional e a tomada de decisão. Após o voo, é feito uma análise pós ação pela tripulação e pela equipe de facilitadores, o que permite a observação das soft skills trabalhadas e o aprimoramento individual e coletivo das tripulações.
Participaram do treinamento, além de dois facilitadores, uma tripulação de cada modelo de aeronave operada pelo Batalhão, totalizando 11 militares. Tudo esse trabalho visa manter o elevado nível de prontidão do 4º BAvEx e a manutenção da operacionalidade das tripulações com segurança, a fim de cumprir bem a nobre missão de prover a aeromobilidade ao Comando Militar da Amazônia.
FONTE: CMA