No dia 26 de junho, foi realizada, pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), a solenidade em homenagem ao Terceiro-Sargento Mário Kozel Filho, morto em um atentado no Quartel-General do Ibirapuera, há exatos 49 anos. A cerimônia ocorreu no pátio de formaturas que leva o nome do próprio homenageado.
Durante o momento solene, foi depositada uma corbelha de flores no busto do Sargento Kozel, ao som do clarim executando o toque de “Silêncio”.
Estiveram presentes o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos; o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Adalmir Manoel Domingos; o Chefe do Estado-Maior do CMSE, General de Brigada Ricardo Miranda Aversa; e a Sra. Suzana Kozel Varela, irmã de Mário Kozel Filho.
O Atentado
Em 26 de junho de 1968, a 49 anos atrás, às 4 horas e 45 minutos da manhã, um veículo aproximou-se da entrada do aquartelamento e foi lançado em direção ao Quartel-General. Mesmo com o motorista o tendo abandonado, o veículo avançou, desgovernado, ultrapassando os limites do portão da guarda do quartel, capotou e bateu contra a parede do edifício.
Os sentinelas deram o alarme, buscando reagir à ameaça. Um dos soldados, acreditando que havia alguém ferido dentro do veículo, aproximou-se, momento em que foi atingido por uma forte explosão, que destruiu parte do prédio, atingindo, também, aqueles que se encontravam nas imediações.
Tratava-se de um atentado. O veículo estava carregado de explosivos. Cinco soldados da guarda foram atingidos, dos quais um foi ferido mortalmente: o Soldado nº 1803, Mário Kozel Filho, do então 4° Regimento de Infantaria, hoje 4° Batalhão de Infantaria Leve.
Pouco mais de seis meses antes, o Soldado Kozel fora incorporado às fileiras do Exército Brasileiro. Após seu falecimento e, devido às circunstâncias de seu assassinato, foi promovido à graduação de Terceiro-Sargento.
FONTE e FOTOS: EB
Celso Não discordo em nada.
Prezado Leonardo, uma coisa eh certa em seu comentario…….a baita heranca (divida) economica q foi deixada. Lembre-se…o Brasil aa epoca tinha uma infraestrutura pifia e para crescer precisaa e muito investir nisso. Como faze-lo e em qto tempo eh q fopi a coisa toda. Dolares do petroleo fartos e disponiveis e por ai vai. Vivi
i intensamente essa epoca, mas nao vou aqui e com vc discutir o assunto. Nao existe almoco de graca e nao conheco pais algum no mundo de hoje ou antigo q nao tivesse dividas, alias caro Leonardo o maior devedor no mundo eh os USA com algo superio a 3ou 4 vezes o seu PIB. Entao convernhamos, nao se trata de alor, mas sim como esssa divida eh investida ou se transforma em garantia solida. Nisso eles sao campeoes sob qualquer analise contabil. A somatoria de toda a sua infraestura, bens, producao, etc…paga c sobras a divida deles. Investiram e muito em centenas de areas desde a educacao etc. Portanto estao aptos a honrar a mesma, inclusive com um ambiente politico assentado sobre uma base solida de leis e direitos. Vejamos entao aonde o Brasil se encontra nesse momento e comparemos c a mesma condicao nos idos 1970. Eh isso mesmo, apos 1986 a situacao so piorou, soffremos muito ate q houvesse algum equilibrio la por 1998. A porcaria toda voltou novamente apos 2005 e ja vislumbravamos o resultado. Parabensw aos brasileiros pelas escolhas burraras e obvias, aqui estamos novamente procurando chifre em cavalo e tentando achar uma desculpa ou culpar alguem. Infelizmente nosso pais esta habitado por sistemas cartoriais desde o imperio. Destes evoluiram outras verdadeiras CASTAS q mais parecem metastases de um cancer q nao tem cura . Segue o cortejo. Brasil, pais de tolos e covardes.
Caro Gilson, mais história e menos estória. Troco thomas mann pelo Brother Sam. Não culpo os militares somente, mas o conservadorismo econômico da época, o mesmo de sempre. Aliás pra cada explorador sempre haverá um traidor capitão do mato, não é mesmo Gilson?
A diferença entre agora e a ditadura é uma coisa que chamam de lastro ou reserva cambial. Os generais torraram até os recursos dos aposentados. Hoje tem um lastro de $US375 bilhões ou seja, a sexta maior do mundo. Entende ou vai apelar para falácias?
Desenvolvimento sem inteligência?
“A culpa é das zelites”.
O governo americano deu tanto apoio ao regime militar, que este ao contrário do que queriam impôr aqui, queria fabricar a bomba atômica para servir aos interesses brasileiros, isto abalou tremendamente as relações com os “yankees”. E xenófobo? O nacionalismo econômico é uma piada, é um fracasso total. Não vou nem me aprofundar nessa conversa, fora isso deixo meus pêsames a família do soldado que defendeu seu país contra a guerrilha da esquerda e seus lacaios da URSS. Aliás, os nacionalistas deveriam apoiar a política econômica dos militares, eles foram mais nacionalistas do que a esquerda, o fato é que deixaram o país com uma hiperinflação para as administrações posteriores, este foi o ponto negativo do regime militar, ao invés de liberar a economia, fizeram o que a esquerda queria fazer, isto se mostrou um grande erro. Ah é, pesquise sobre a operação thomas mann.
Caros: Justa homenagem a quem morreu no cumprimento do dever. No entanto a morte deste soldado em nada absolve a ditadura civil militar imoosta pelas elites deste país e financiada e tutelada pelos yanques. Os defensores da liberdade contra a ditadura fizeram um governo com práticas liberais. Chega desta palhaçada de direita e esquerda ou comunista e capitalista. Há uma diferença pra mim que espero que mexa com as mentes de vocês. Há honestos e desonestos, capazes e incapazes, nacionalistas ou entreguistas e humanistas e xenófobos. O resto é mi mi mi de ignorante metido a besta.
E o pior disso tudo é quê os “guerrilheiros”‘ lutavam para implantar uma ditadura.Sonho com o acerto de contas,mas dessa vez temos de fazer certo.
Lembrem-se da cumpanheira dilma… que milita essa organizacao criminosa, ela era parte dessa fileira conhecida como vpr…..ladra , assassina, burra e ….. e ainda assim chegou a presidencia recebendo polpudas indenizacoes como perseguida….coitadinha…..eu morava ali perto qdo desse acontecimento. Esse jovem nunca sera esquecido, poderia ter sido eu ou um dos meus amigos aa epoca. Justa homenagem q sequer eh feita ou lembrada pela midia corrupta e aparelhada com muitos desses assassinos ainda hoje dando pitaco e induzindo noticias manipuladas.. arghhhhh da nojo….Brasil, pais de safos, covardes e povo ignaro.
Eduardo Lima, se vc lesse a desculpa que os “cumpanheiros” dão para este atentado, vc acharia pior ainda: Eles queriam atingir… um oficial!!!!!
Seria cômico se não fosse triste…
Que Deus ilumine a alma do soldado Kozel.
Meu profundo respeito e solidariedade a toda a sua família.
É um dia nos vamos acertar as contas com esta gente q tanto mal t feito a este país.
G abraco
Vale relembrar que determinado ex-chefe de Estado, acusado de ter participado e recentemente denunciado em delação premiada, usava como senha de email a data desse acontecimento e o nome usado durante a clandestinidade, apesar de nunca ter assumido o fato ou de nunca ter negado. Freud explica…
Assim como o Soldado Mario Koziel, vários outros militares, policiais, vigias bancários e até mesmo civis que foram mortos por grupos armados de esquerda; não tiveram reconhecimento ou indenizações.
No governo Petista no qual deu beneficio a todos os seus camaradas e amigos revolucionários que tiveram direito a valores monetários bem generosos.