O 1º Regimento de Carros de Combate realizou, no período de 16 a 19/05, o tiro real com as viaturas blindadas de combate Leopard 1 A5 BR no Polígono de Tiro Tenente De Lacerda, situado no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã).
Dois pelotões de carros de combate mais as guarnições do subcomandante e do comandante do esquadrão que compõe a Força de Prontidão (FORPRON) concluíram a sua fase de adestramento, após realizarem suas certificações operacionais no 1º Regimento de Carros de Combate.
Além do tiro de canhão 105 mm, foram realizados os seguintes exercícios: o tiro de instrução básico das metralhadoras .50 e MG3 (orgânica do Leopard 1 A5 BR); e o tiro de instrução avançado de fuzil 7,62 mm e de pistola 9 mm.
FONTE E FOTOS: EB
O remuniciamento é feito por caminhão. Sei que o Brasil não as possui, pois foram compradas viaturas especialazadas desta famila, mas nao deste tipo. A pergunta é se existe um veículo da família Leopard especializado nisso? Nos moldes do que o M992 é para o M109?
Boa noite amigo Guilherme você sabe se o EB vai comprar mais blindados Leo 1A5 ou Leo 2A4 para complementar sua força de MBT?
Obrigado
ABS.
Amigo velho, urnas fúnebres? Depende da situação. O uso correto de blindados é em “campo aberto” contra outros blindados como a foto acima, ou quando não há forças blindadas opositoras a progressão É SEMPRE usando o binômio infantaria/carro.
As fotos e vídeos que vi da Ucrânia foi uma coluna de blindados avançando estupidamente por uma avenida, sem qualquer proteção, sendo emboscada. Atingiram o primeiro carro e toda a coluna parou. Nenhuma chance de dispersão, um carro “colado” no outro, aí virou alvo fácil, foi um exercício de tiro ao alvo! O Comandante da Cia de Carros ou do Regimento foi totalmente estúpido, infantil. Progressão em áreas habitadas é feita com infantaria, os carros de combate são usados em desbordamentos ou linha de cerco dependendo do efetivo. Outro vídeo foi em uma estrada de acesso. A mesma formação em coluna cerrada, sem infantaria e com velocidade que não chegava a 10 km/h… Alvo fácil. Emboscada perfeita. Não se iluda, ali poderiam usar qualquer meio na emboscada que funcionaria perfeitamente (Ataque com helicópteros, minas, mísseis anticarro, barragem de artilharia…). Sequer tentaram uma dispersão. Estúpidos, treinamento zero! Os russos usam muito os carros de combate pesados (mais de 60 toneladas), canhão de 120 mm, ao custo médio unitário de 6 a 7 milhões de dólares cada um! Imagina o custo da destruição de uma companhia de carros (12 a 15 unidades)!!! Empregar tropa inabilitada, praticamente sem treinamento algum, utilizando meios modernos e caríssimos, é de uma estupidez cômica!
Falou o ispissialistta…
Se teu nick se refere ao marechal alemão, é Rommel, não Hommel.
Depois dessa guerra da Ucrânia, acredito que os blindados viraram urnas fúnebres. A Cavalaria vai ter que se reinventar.