Amambai (MS) – No período de 7 a 11 de agosto, o Pelotão de Manutenção, do Esquadrão de Comando e Apoio do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), junto com técnicos das empresas IVECO e ARES, instalaram o Reparo de Metralhadora Automatizado X REMAX-CTEX em quatro Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR) 6X6 GUARANI.
Com a instalação do REMAX, as VBTP-MR 6×6 GUARANI se tornam aptas a receber as metralhadoras calibre 7,62 mm e .50”, aumentando, assim, o poder de fogo do Regimento nas ações de defesa externa, no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), nas ações de garantia da lei e da ordem (GLO) e no combate aos crimes transfronteiriços.
O REMAX suporta metralhadora calibre 7,62 mm ou .50 (12.7 mm), permitindo a pontaria em elevação e direção do armamento, a observação, o reconhecimento e a identificação de alvos durante o dia e a noite, bem como a realização do tiro em movimento, porque o reparo é estabilizado.
O Programa GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada.
FONTE: 17º RC Mec
FOTOS: Cb Victor e Sd Jackson
Fernando “Vacas magras” não, apesar deste governo entreguista, subalterno e submisso.
Não sou especialista, mas a questão é simples continha de mais e nenos, soma-se a altura do chão até o assoalho do blindado (afinal todo off-road é alto não atolar , enroscar em pedras e tocos de arvores) soma mais a altura de um soldado com capacete sentado (afinal é uma viatura de transporte de tropas) mais um folguinha de uns 3 a 5 centímetros, mas a espessura do teto e chegara nas medidas próximas da altura total do blindado. Dá para deixar mais baixo? Dá, mas aí acabamos com o off-road, os soldados vão todos sentado no chão e curvados sobre o joelho e põe mais 2 minutos para cada soldado entrar e se acomodar na viatura.
Acredito que se depender da condição humana um MBT deve ser mais baixo sem contar a torre pois piloto , comandante e artilheiro vão sentado similar a um carro desde que o municiamento seja automático.
A diferença do stryker para o Guarani está no gradiente de inclinação da blindagem, pois o Guarani escolheu uma chapa de aço em 90 graus e uma pequena inclinação no topo, já o stryker apresenta um gradiente razoável ao longo de toda a lateral, fator que ajuda muito na proteção do veículo, principalmente com foguetes e mísseis anti tanque.
Alexandre,
O Stryker é maior, é apenas impressão sua. E o Guarani é provavelmente até agora o melhor blindado em sua categoria.
Alexandre,
Reflexo da necessidade de enfrentar minas e IEDs ( explosivos improvisados ).
Pergunta para o pessoal profissa…. O Guarani não é alto demais não pessoal? Digo na questão “furtiva”
Isso ae, não pode é parar . A vida continua e as crises passam, esta não é a primeira e nem será a última fase ruim de uma nação seja ela bem ou mau administrada.
Bom
apesar das vacas magras