Reserva (PR) – Nos dias 17 e 18 de junho, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec) realizou o tiro das armas coletivas, como parte de seu adestramento. A atividade teve por objetivo preparar a tropa para emprego em defesa externa.
O exercício de tiro contou com todos os calibres da Cavalaria Mecanizada, com destaque para os tiros do canhão 90mm das Viaturas Blindadas de Reconhecimento Cascavel, do morteiro 81 mm e das metralhadoras .50 e MAG 7,62 mm.
Pela primeira vez, o exercício foi realizado por todas as unidades de Cavalaria Mecanizada integrantes da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), contando com as presenças dos Comandantes da 5ª DE, da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, além do 14° Regimento de Cavalaria Mecanizado, do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e do próprio 16° Esqd C Mec.
Fonte: 16° Esqd C Mec
O Cascavel é realmente um carro fantástico!!!
Na ENGESA era conhecido pelo nome “oficial” CRR (carro de combate sobre rodas), mas teve várias versões.
Uma das ultimas versões em desenvolvimento , essa aí dotada de canhão 90mm, era conhecida como CRR-Gordo, por que para cumprir com o requisito de estabilidade lateral e disparar estando estacionado em declive (o eixo longitudinal do carro disposto paralelo às curvas de nível do terreno e com o canhão apontado na direção ortogonal) chegou-se à conclusão que deveria ter bitola de eixo maior e, consequentemente, a blindagem ficando mais larga (“gorda”). Claro que o recuo do canhão não é tão expressivo assim mas logicamente considera-se vários parâmetros tais como distribuição de massas, efeito dos gases do disparo no freio de boca do canhão etc.
Acho que pode ser objeto de vários “up-grades” (como aquele que vimos na LAAD, né Padilha?) mas acho que precisamos de um novo projeto , específico para as missões a ele destinado. O novo projeto seria tão complementar ao Guarani quanto o Cascavel era para o Urutu.São dois conceitos distintos.
O carro de combate cascavel será modernizado?