Campinas (SP) – Como parte do processo de reestruturação da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), o 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL) passou a integrá-la a contar de 1º de março. Já o 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL) deixou de pertencer à 11ª Bda Inf L, passando a integrar as tropas Aeromóveis.
A mudança foi definida em Portaria do Comandante do Exército publicada em fevereiro. Atualmente, o batalhão, assim como a brigada, encontra-se em processo de mecanização e, por consequência, está recebendo viaturas blindadas de transporte de pessoal Guarani.
Com o recebimento das viaturas Guarani, a 11ª Bda Inf L está implementando sua transformação para uma brigada mecanizada, readquirindo proteção blindada, potência de fogo, mobilidade e ação de choque, com o objetivo de se projetar como uma tropa expedicionária singular, com capacidade de operar em qualquer parte do território nacional e no exterior.
O 4º BIL, no passado, já fez parte da 11ª Bda Inf L, quando suas tropas eram blindadas e constituíam o 4º Batalhão de Infantaria Blindado (4º BIB), ou seja, esta reorganização marca o retorno da unidade às suas origens.
FONTE: 11ª Brigada de Infantaria Leve
Infelizmente, a maioria não conhece a importância que nossas Forças Armadas possuem, em relação ao seu preparo militar.
O EXÉRCITO não tem uma estratégia definida até porque não existe um inimiho que possa por nossa integridade territorial em perigo.
Fora isso nós brasileiros somos vistos como inimigos das FFAA .
Criou se uma mentalidade que liberdade melhoria na qualidade de vida é coisa de comunista!!!