Marabá (PA) – Militares do 52° Batalhão de Infantaria de Selva participaram, entre os dias 1º e 4 de abril, do Exercício Munduruku VII. A atividade é parte da preparação para o Exercício CORE 24 (Combined Operation and Rotation Exercise), que será realizado em solo americano junto ao Exército dos Estados Unidos da América.
Durante a atividade, foram ministradas instruções de Conduta em Combate, Maneabilidade de pelotões, Técnicas de Ação Imediata, Combate em ambiente urbano, Patrulhas, Marcha para o combate, emprego de Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) e Técnicas Aeromóveis.
A capacitação contínua dos militares tem a finalidade de garantir a disponibilidade de emprego da tropa, seja no território nacional, seja no exterior. Além disso, também contribui com o aprimoramento da capacidade de resposta das tropas empregadas no ambiente amazônico, reforçando o permanente estado de prontidão.
Força-Tarefa
A Força-Tarefa que vai integrar o exercício, que busca a integração e cooperação com o Exército do país amigo, é composta por militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, do 23° Batalhão Logístico de Selva, da 23ª Companhia de Comunicações de Selva e da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva.
Combined Operation and Rotation Exercise
A CORE 24 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios combinados bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, a fim de aumentar a interoperabilidade entre essas Forças Armadas.
Até agora, já foram desenvolvidas duas edições no Brasil, uma em São Paulo e a outra no Amapá, e uma edição nos Estados Unidos. Confira como foi a edição CORE 2023.
Ainda no contexto do Exercício CORE 23, foi realizado o Painel de Gênero: “Mulheres, paz e segurança”, que discutiu o papel das mulheres militares. Atualmente, mais de 13 mil mulheres compõem as fileiras do Exército Brasileiro, em diversas áreas de atuação.
FONTE: Exército Brasileiro