Marabá (PA) – Militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Marabá, no sudeste paraense, embarcaram nessa segunda-feira, dia 5 de agosto, para os Estados Unidos, para participarem do Exercício CORE 24 (Combined Operation and Rotation Exercise). No dia 2 de agosto, o Comando Militar do Norte realizou a formatura de despedida do contingente que seguirá para a missão.
A tropa de origem paraense é composta por 180 militares, que integram a Subunidade CORE. O Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, destacou a importância da tropa que vai representar o País. “Um grande número de paraenses, de todos os postos e graduações, partirão para o treinamento conjunto, representando a nossa região amazônica. Eles estão preparados para representar o Brasil e a Amazônia de forma exemplar”.
Para participarem do Exercício CORE 24, os militares passaram por intenso adestramento, em nove edições da Operação Munduruku, realizadas em Marabá. “Essa preparação iniciou em fevereiro de 2023, com uma série de adestramentos operacionais, acompanhamentos psicológicos e treinamentos físicos, que foram gradativos e coroados com exercício no terreno. Esse ano realizamos exercícios com tiro real, de forma que desenvolvemos todas as capacidades que fazem parte de um Batalhão de Infantaria de Selva, especificamente para esta companhia que vai atuar em solo norte-americano”, destaca o Major Sérgio da Silva, oficial de Operações do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS).
Além do efetivo do Pará, outros 41 militares de diversas organizações militares do Brasil integram o grupo, totalizando 221 militares do Exército Brasileiro. Em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo segue rumo aos EUA, a bordo da aeronave KC-30 (Airbus A 330).
Um dos militares que integram a subunidade CORE é a 2º Sargento Érika Sarges. Pertencente ao quadro de saúde, a militar fala sobre sua expectativa. “Em dez anos de serviço eu não esperava ir pra essa missão e ter contato tanto com o país, quanto com a tropa americana, ainda mais em atividade com a Infantaria. Para mim é um sentimento muito nobre e enriquecedor, tanto pessoal quanto para a profissão”, destacou.
CORE 24
A quarta edição do Exercício CORE será realizada no período de 5 de agosto a 4 de setembro, no Fort Johnson, em Luisiana, nos EUA. O Exercício é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028.
A primeira edição aconteceu no Brasil, em São Paulo, em 2021, e a segunda na cidade de Luisiana nos EUA, em 2022. Em 2023, o Exercício foi realizado nos estados do Pará e Amapá, sob responsabilidade do CMN, pela primeira vez na Amazônia Oriental.
Por meio desses exercícios, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando ampliar a interoperabilidade entre os exércitos e desenvolver a doutrina militar terrestre.
FONTE: EB
FOTOS: CMN
Esse equipamento individual já deve ter participado de umas 3 COREs. Bem capaz de o EB ter adquirido só pra esse tippo de treinamento e fica rotacionando ele entre as unidades que vão participar. O que sobra pro resto da tropa é coturno preto duro, farda desbotada e o velho FAL.
Ai já é exagero, não dá para saber