CARLSBAD, Califórnia, 22 de maio de 2019 – Viasat Inc., uma empresa global de comunicações, anunciou hoje que foi contratada pela administradora do Space Enterprise Consortium, no âmbito do programa Air Force Research Laboratory Space Vehicles XVI, para entregar e testar o primeiro satélite LEO compatível com Link 16. Aproveitando a liderança da empresa em inovação de satélites e comunicações militares, a espaçonave projetada pela Viasat tem o objetivo de melhorar a percepção em campo dos combatentes de guerra, ampliando o alcance das redes Link 16 – usando uma constelação de satélites para fornecer maior acesso aos recursos do Link 16 em ambientes congestionados ou disputados.
Sob o programa XVI, a Viasat se tornará a primeira empresa a criar protótipos e a testar capacidades espaciais de Link 16 compatíveis com as plataformas habilitadas para a Força Aérea, Exército, Marinha, Corpo de Fuzileiros e Operações Especiais, incluindo veículos terrestres, aeronaves, embarcações marítimas e apoio de comunicação em campo. O programa XVI é um passo fundamental para fazer uma constelação global de satélites LEO habilitada para Link 16, transformando-a de uma rede LOS (Linha de Vista) para uma rede BLOS, ou Beyond Line-of-Sight (Além da Linha de Visão, em português), fornecendo às forças militares dos Estados Unidos e aliadas as comunicações contínuas, seguras, rápidas e resilientes necessárias para melhorar o quadro operacional comum no espaço de batalhas global.
“O entrega do XVI destaca a liderança tecnológica da Viasat no Link 16 e nas comunicações táticas espaciais”, disse Ken Peterman, presidente de Sistemas Governamentais da Viasat. “Nosso projeto e desenvolvimento inovadores de satélites, aliados à experiência em datalinks táticos e cibersegurança de última geração, colocam a Viasat em uma posição única para atender a necessidade urgente do Departamento de Defesa dos Estados Unidos por uma solução espacial Link 16 de implantação ágil e econômica, a fim de manter uma vantagem tecnológica em ambientes desafiadores”.
O satélite LEO habilitado para Link 16 da Viasat foi projetado para se adequar ao conceito HAN (Rede Híbrida Adaptativa) da Viasat de comunicações via satélite (SATCOM). A arquitetura HAN permitirá que os usuários operem em redes SATCOM comerciais e governamentais e em múltiplos regimes orbitais, criando uma solução multi-camadas de ponta a ponta, resiliente ao congestionamento da rede, interferência intencional e não intencional e ameaças cibernéticas – mesmo em ambientes altamente congestionados. O satélite LEO com capacidade Link 16 permitirá que essas redes aproveitem as capacidades resilientes e de conectividade global da HAN e compartilhem informações com outros combatentes, em qualquer lugar do mundo.
Hoje, a Viasat oferece um extenso portfólio de configurações de terminal Link 16 e de fatores de forma. As redes de comunicação Link 16 fornecem aos EUA e aliados internacionais uma maior percepção de campo por meio da troca de dados digitais através de um link de dados comum que é contínuo e automaticamente atualizado em tempo real, reduzindo a chance de tarefas fratricidas ou duplicadas, enquanto melhora significativamente a eficácia da missão.
Ridículo isso , um país com uma população dessa , economia entre as 10 , e ainda vai mandar o primeiro satélite , enquanto outras estão pensando em colonizar a lua ou Marte !!
lê denovo e com calma, acho que tu não entendeu a noticia…