Na próxima sexta-feira (13/05) vai ocorrer a assinatura do protocolo de intenção entre Prefeitura de Taubaté e a empresa Vaya Space Brasil. O evento acontece às 16h, no HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.
O protocolo de intenção a ser assinado visa à concessão de uma área pública do município para a construção da indústria, que desenvolverá projetos de foguetes e satélites e sua linha de montagem, capacitação de profissionais e que direcionará ações de lançamento junto ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
A empresa prevê a criação de 200 empregos diretos no Brasil nos próximos dois anos e planeja uma pegada de fabricação inicial de aproximadamente 10 mil m².
A Vaya Space é uma empresa híbrida de propulsão de foguete e SmallSat launch que aproveita os avanços na fabricação de aditivos para redefinir o custo, o desempenho e a segurança do acesso ao espaço. Com um ciclo de construção, integração e lançamento de menos de 30 dias, o Vaya Space é capaz de lançar cargas maiores que 1.000 kg na Órbita Terrestre Baixa (LEO) e cargas maiores que 600 kg na Órbita Síncrona do Sol (SSO). Posicionada para atender ao mercado global, a Vaya Space agora aceita reservas de lançamento para 2023.
FONTE E FOTO: PMT
IMAGEM: Vaya (Ilustrativa)
Parabéns. Excelente iniciativa. Nosso Brasil e o Vale Paraíba, em especial, precisa deste investimento mesmo. Geração de empregos. Nosso vale tem muita mão de obra, qualificada e com larga experiência na área de Defesa e fora do mercado. Venha mesmo. Muito bem vinda na região.
Sempre os EUA atrasando o desenvolvimento aeroespacial do Brasil. Já sabemos que eles não querem nosso bem.
Um protocolo de intenção não significa que será feito, logo a Avibras pode continuar a sonhar !
Matou o sonho da Avibras de fabricar uma família de foguetes lançadores de satélites própria.
É o Brasil sendo Brasil.
As vezes da vergonha deste país.
Mas, como acredito na reencarnação,
percebo que é apenas momento,
ainda este país dará muito orgulho a
seus habitantes.
Não é culta do país, mas, de pessoas
que se julgam brasileiros, mas, que
na realidade trabalham muito bem
para o outro lado.
“sonho da avibras” vocês s˜åo burros ou o quê??? A Avibras teve muita chance e recebeu muito dinheiro do governo para desenvolver um lançador e nada fez. E mesmo assim essa empresa não impede a Avibras ou qualquer outra de desenvolver seus foguetes. Acaba com o sonho por que? Por que a Avibras é tão incompetente que precisa que não exista nenhuma outra empresa operando no Brasil???
Com a Vaya montando seus foguetes e satélites no Brasil em sociedade com a Avibras que fabricará os motores, quem vai investir no desenvolvimento do VLM e da família VLX para posteriormente contratar seus serviços? Mais uma parceria entre raposa e galinha..
Bom, está empresa é brasileira ou estrangeira?
Norte-americana