A segunda edição do SpaceBR Show, o principal evento do setor espacial na América Latina, vai apresentar e debater valores de investimentos e faturamento de empresas e governos com produtos e serviços espaciais. Organizado pela MundoGEO, o evento será realizado entre os dias 17 e 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e tem o apoio estratégico da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Um dos temas que será amplamente debatido é a esmagadora participação da iniciativa privada na economia espacial. De acordo com a Euroconsult, a economia espacial global em 2021 movimentou US$ 370 bilhões, sendo que 91% desse montante é relativo a receitas de empresas privadas, seja com aplicações comerciais ou a partir de contratação de governos. E a expectativa é de que a economia espacial cresça 74% até 2030, chegando a US$ 642 bilhões, crescimento de 6,3% ao ano.
Do montante atual, os serviços de navegação e de telecomunicações somam 51% e 41% dos recursos aplicados, respectivamente. A aplicação de observação da Terra responde por 4% e outras aplicações somam também 4%. Em relação à cadeia de valor do mercado espacial, a maioria dos valores é destinado aos provedores de serviços, com US$ 285 bilhões, seguidos de fabricantes (US$ 25 bilhões), operadores de satélite (US$ 15 bilhões), serviços de lançamento (US$ 8 bilhões) e serviços em solo (US$ 4 bilhões).
“Existe hoje uma revolução em curso no setor espacial e o SpaceBR Show vai apresentar as oportunidades para o Brasil e os novos modelos de negócios que estão atraindo cada vez mais startups e investidores para seguirem a trajetória da gigante SpaceX, da argentina Satellogic, recentemente listada na Nasdaq, e da startup brasileira PION Labs”, diz o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
O primeiro dia do fórum híbrido (presencial e online) do SpaceBR Show vai reunir palestrantes de agências espaciais, empresas privadas e de investimentos, com debates dedicados às novas fronteiras na exploração espacial e aos potenciais novos negócios no Brasil e no mundo.
Veja a seguir os temas dos painéis do SpaceBR Show, com tradução simultânea, relacionados à economia espacial:
17 de maio: Novas fronteiras na exploração espacial e potenciais novos negócios
14h às 15h – Abertura: Novas fronteiras para a humanidade na exploração espacial
15h às 16h – Nova indústria espacial latino-americana
16h30 às 17h30 – Potencial de novos negócios do setor espacial
17h30 às 18h30 – Captação de recursos financeiros para investimentos no setor espacial
Entre os palestrantes estão representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), International Astronautical Federation (IAF), Amazon Web Services, Euroconsult, Satellogic, PION Labs, Orbital Engenharia, E2MC Ventures e Airvantis.
Além da AEB, o SpaceBR Show conta com os apoios institucionais da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).
A segunda edição do SpaceBR Show será realizada paralelamente à DroneShow e MundoGEO Connect, também organizadas pela MundoGEO, em São Paulo.
Serviço:
SpaceBR Show – 2ª edição em 17 a 19 de maio de 2022
Formato: Híbrido (presencial e online)
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo
Inscrições antecipadas e programação completa: www.spacebrshow.com.
Mais informações: contato@mundogeo.com
Whatsapp 41 99919- 1357