Toulouse, 17 de outubro de 2019 – O CHEOPS (CHaracterising ExOPlanet Satellite), construído pela Airbus em Madri, foi carregado no avião cargueiro que o transportou hoje até Kourou, na Guiana Francesa. Após a chegada, a espaçonave será preparada para o lançamento em meados de dezembro em um lançador da Soyuz.
A Airbus se encarregará das operações de fase de lançamento e fase inicial da órbita (Launch and Early Orbit Phase) do satélite, bem como da entrada em operação em órbita (In Orbit Commissioning), após a qual a sonda será entregue à Agência Espacial Europeia (ESA).
O satélite CHEOPS é uma parceria entre a ESA e a Suíça. A missão analisará, ao longo de pelo menos três anos e meio, o trânsito de exoplanetas quando passam na frente de suas estrelas. Ele operará a partir de uma órbita síncrona à do Sol, a uma altitude de 700 km.
O CHEOPS é o primeiro satélite da ESA a estudar exoplanetas. Curiosamente, Michel Mayor, um dos primeiros europeus a estudar exoplanetas, recebeu recentemente o Prêmio Nobel de Física quando estava em Madri na semana passada. Ele lançou as bases para missões como a do CHEOPS.
FONTE E FOTO: Airbus Space