Por: Nathan Strout
O quinto satélite Avançado de Extremamente Alta Frequência foi oficialmente transferido para o Comando de Operações Espaciais em 3 de fevereiro, marcando seu marco final
“Esse foi um esforço de equipe de nossos parceiros da indústria e profissionais dedicados do governo, com seu foco no sucesso da missão, que esse grande marco foi alcançado”, disse o coronel John Dukes, líder sênior de materiais da Divisão de Órbita Geossincrônica do Corpo de Produção Espacial, em uma declaração. “Os satélites da AEHF desempenham um papel crítico para os combatentes e a defesa de nossa nação. O espaço é fundamental para o nosso modo de vida, nossa economia depende do espaço e essa confiança continuará a crescer.”
Construído pela Lockheed Martin, o AEHF-5 foi lançado em 8 de agosto de 2019 em um foguete Atlas Launch V da United Launch Alliance.
O objetivo da AEHF é substituir a constelação MILSTAR no fornecimento de comunicações via satélite protegidas e anti-interferência a ativos militares dos EUA de alta prioridade e seus parceiros internacionais no Canadá, Reino Unido, Holanda e Austrália. Apenas um satélite AEHF tem três vezes mais capacidade do que toda a constelação MILSTAR, e toda a constelação AEHF fornecerá 10 vezes mais taxa de transferência e aumentará a cobertura .
O sexto e último satélite AEHF foi transportado para Cape Canaveral, na Flórida, para um lançamento programado em 19 de março a bordo de um foguete Atlas V.
FONTE: c4isrnet