CABO CANAVERAL, Flórida (AP) – Os primeiros astronautas da SpaceX estão abrindo novos caminhos para o estilo, com trajes espaciais modernos, Teslas com asas de gaivota e uma elegante nave espacial, tudo branco com detalhes em preto.
A combinação de cores é graças a Elon Musk, a força motriz por trás da SpaceX e da Tesla, e uma grande fã de Flash e ficção científica.
Os astronautas da NASA Doug Hurley e Bob Behnken gostam do novo visual. Eles vão pegar uma carona até a plataforma de lançamento em um carro elétrico Tesla Modelo X.
“É realmente legal, e acho que o maior testemunho disso é o meu filho de 10 anos me dizendo como sou legal agora”, disse Hurley à Associated Press.
“A SpaceX deu tudo certo” na aparência da cápsula, disse ele. “E eles trabalharam igualmente para fazer com que as entranhas e os monitores e tudo o mais no veículo trabalhem com perfeição.”
O verdadeiro teste acontece quarta-feira, quando Hurley e Behnken subirem a bordo da cápsula SpaceX Dragon no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 e, se o equipamento e o clima permitir, partirem para o espaço. Será o primeiro lançamento de um astronauta do Centro Espacial Kennedy da NASA desde o último vôo em 2011.
Também marcará a primeira tentativa de uma empresa privada de enviar astronautas para a órbita. Somente governos – Rússia, EUA e China – fizeram isso.
O voo histórico merece uma boa aparência, de acordo com a SpaceX. Ele já tem um belo anel. Musk nomeou seu foguete em homenagem ao Millennium Falcon “Guerra nas Estrelas”. O nome da cápsula deriva de “Puff the Magic Dragon”, o soco de Musk e todos os que duvidavam quando ele começou a SpaceX em 2002.
A SpaceX projetou e construiu seus próprios trajes, que são personalizados. A segurança veio primeiro. O fator legal – ou UAU! – venho em segundo.
“É importante que os trajes sejam confortáveis e também inspiradores”, explicou Benji Reed, da SpaceX, diretor de missão. “Mas acima de tudo, ele foi projetado para manter a tripulação segura.”
A volumosa roupa laranja e os trajes de entrada usados pelos astronautas dos ônibus espaciais tinham sua própria atração, de acordo com Behnken, que como Hurley os usava em suas duas missões anteriores. Filmes como “Armageddon” e “Space Cowboys” roubam o visual laranja sempre que os atores “tentam fingir que são astronautas”.
No dia do lançamento, Hurley e Behnken se preparam para os aposentos reformados de Kennedy, que remontam às missões de dois homens Gemini, em meados da década de 1960. Os técnicos da SpaceX ajudarão os astronautas em seus uniformes de pressão de duas peças.
Hurley e Behnken surgirão pelas mesmas portas duplas usadas em 16 de julho de 1969, por Neil Armstrong, da Apollo 11, Buzz Aldrin e Michael Collins. O Operations and Checkout Building agora leva o nome de Armstrong.
Mas, em vez do tradicional Astrovan, os dois subirão no banco traseiro de um Tesla Modelo X para a viagem de nove milhas até o Complexo de Lançamento 39A, a mesma plataforma usada pelos homens da lua e pela maioria das tripulações de ônibus espaciais. É enquanto eles embarcam no Tesla que eles verão suas esposas e filhos pequenos pela última vez antes do voo.
Retornando depois de três décadas, está o logotipo da NASA, com letras vermelhas onduladas e futuristas que tem o “A” parecido com cones de nariz de foguete. O logo adorna o Astro-Tesla, o Falcon e até os trajes dos astronautas, juntamente com o logotipo azul original da NASA em forma de almôndega.
Hurley e Behnken de terno branco serão transferidos do Tesla branco para o Dragon branco no topo do igualmente branco Falcon 9.
“Vai ser um show e tanto”, prometeu Reed.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Achei até bonito e bem moderno, mas…
Achei MUITO estranha esta espécie de camiseta sem mangas por sobre o traje.
Nas imagens de vídeo se vê uma folga clara entre a parte de baixo desta camiseta (na cintura) e o traje por baixo para as pernas.
Tem um espaço ali que indica uma coisa que não tem muita lógica num traje de astronauta que supostamente tem de ser vedado…
Como no capacete e no pescoço, claramente vedado…
Me parece que esta “camiseta” é uma peça é estranha ao traje e está ali só como um colete SOLTO para esconder visualmente a parte do torso do novo traje por alguma característica técnica inovadora que ainda não se quer mostrar…
Como por exemplo COMO SE ENTRA neste traje…
Ou pode ser uma simples proteção puritana estética, típica dos americanos, talvez porque o traje REAL funcional e original (sem esta “camiseta” inútil) tenha sido considerada indecente ou muito colada no corpo para os conservadores americanos…
Não te duvido desta abobrinha…