O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde desta quinta-feira (25/06) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020.
A operação tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA do ano de 2020.
Além do treinamento operacional das equipes envolvidas, exercita as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.
A Operação iniciada desde o dia 22 de junho, seguiu com os procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.
O FTB utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas.
O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.
A Operação Falcão é a primeira a ser realizada no CLA no ano de 2020 e
não possui carga útil cientifica, neste lançamento.
O lançamento ocorreu às 17h52, pelo horário de Brasília, com o veículo atingindou uma altitude máxima (apogeu) superior de 30 quilômetro em 1min15seg. Em um total aproximado de 2min44seg de tempo em voo até o término do rastreio sobre a costa alcantarense.
“Destaca-se na Operação Falcão a operacionalidade do Centro, treinamento de equipes e meios, sendo essa operação voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte”, confirma o Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, Diretor do CLA.
FONTE: CLA/AEB
Espero que este pequeno passo possa ser o início de uma era de progresso
Nos USA, este teste, esta atividade, esta quase no nível de clube de foguetes…
Meu irmão mora lá e já comprou foguetes em lojas para lançamento no deserto.
É interessante ver que a iniciativa privada lá esta absorvendo a atividade de lançamento de satélites e agora recentemente de pessoas como o caso de Space X e em breve da Boeing.
Como engenheiro só posso lamentar as inciativas nacionais que consumiram muito dinheiro e vidas nos 20 anos que acompanho a área como entusiasta, sem resultados palpáveis. Total falta de visão de negocio.
O voo suborbital já era dominado pelos alemães na década de 40, sem computadores, sem materiais avançados, sem combustiveis sofisticados.
Os americanos e russos rapidamente construíram em cima da plataforma Alemã e na década de 50 já tinham satélites em orbita. Já se vão 70 anos.
A única resposta correta é daquele soldado marine ao seu sargento “no excuse Sir”.
O grande problema no Brasil, e sinto isto diariamente nas minhas atividades industrias, é que as pessoas gastam mais tempo procurando desculpas do que efetivamente trabalhando para melhorar os processos.
Muita desculpa e pouca objetividade, resultando em falta de competência
.
Site sugerido: https://www.nar.org/find-a-local-club/section-guidebook/laws-regulations/
Sobre o hobby de lançamento de foguetes
Você falou tudo e mais um pouco ! Morei lá por 11 anos, digo que o Brasil de forma geral, está atrasado uns 100 anos em tudo, absolutamente tudo ! O brasileiro tem uma grave mania de arrumar desculpa pra tudo e botar culpa em todos, sai de casa já olhando no relógio pensando no horário de ir embora. Trágico !!
Sempre um desinformado e o alienado falando bobagem