Por Anna Gabriela Costa
A Estação Espacial Internacional (ISS) será desativada dentro de alguns anos; a maior estrutura já construída pela humanidade no espaço vai se aposentar. E para isso, a Nasa irá desembolsar US$843 milhões (aproximadamente 4,65 bilhões de reais) para que a SpaceX a destrua.
Bill Nelson, administrador da NASA, anunciou em 2022 que as atividades da ISS seriam estendidas até 2030; depois, começa uma etapa de transição do trabalho desenvolvido no laboratório orbital para as estações espaciais comerciais, que ainda vão ser desenvolvidas.
A Estação Espacial Internacional custou mais de US$200 bilhões, o investimento foi dividido entre EUA, Canadá, Japão, Rússia e países europeus.
Como será o processo?
A futura nave da SpaceX receberá o nome de United States Deorbit Vehicle (USDV) e terá como objetivo “empurrar” as mais de 400 toneladas da ISS, a maior estrutura já construída no espaço, de volta para a atmosfera.
A expectativa é que o veículo consiga se acoplar à ISS e depois guiá-la até o “cemitério” de espaçonaves no Oceano Pacífico.
Com o atrito da reentrada, a maior parte do material vai se incinerar e desintegrar imediatamente. No entanto, algum lixo espacial também deve cair na Terra.
De acordo com o contrato, a SpaceX é a responsável apenas pela construção do veículo que vai destruir a ISS, mas não irá operá-lo. Todas essas etapas serão geridas e coordenadas pela própria Nasa.
FONTE: Terra
FOTOS: NASA
Uma pergunta de leigo: por que não empurrar a estação em direção ao Sol, onde ela se desintegraria ??
Não deve ser simples.
Custo
Cada kg que vc lançar ao espaço custa muito dinheiro
Para tirar um objeto da órbita da terra é necessário muita velocidade
Para acelerar este objeto precisa de muito combustível
Quanto mais combustível maior o reservatório
Imagina quantos quilos este dispositivo terá Para conseguir fazer a estação espacial sair da órbita terrestre e chegar a órbita de colisão com o sol
É só uma medida astromica de distância
Cada Kilo deste dispositivo sairá da terra a um custo elevado.
Então se jogar na terra você precisa queimar alguns minutos de combustível Para direcionar a rota da estação internacional em direção ao planeta no ângulo ideal de reentrada.
Pois dependendo do ângulo ela não cairá, apenas destruir e ficar milhões de pedaços vagando na órbita terrestre o que seria o pesadelo da humanidade moderna, visto que poderia destruir tudo que é satélite em órbita.
Essa resalva do texto que diz que a NASA é a responsável pela operação é Para que se der algo errado a culpa não seja de uma empresa privada.
Ou de muito combustível Para desacelerar a ponto de a gravidade puchar a nave Para a terra. Também muito caro
O jeito mais responsável seria desmontar e trazer tudo de volta que custaria na casa de trilhões de dólares ninguém fará isso