Durante a noite entre 18 e 19 de janeiro, horário sueco, Marcus Wandt, que trabalha como Piloto Chefe de Testes na Saab, iniciou sua jornada do Centro Espacial Kennedy até a Estação Espacial Internacional, ISS. A Saab é um dos cofinanciadores do projeto, que visa garantir que a Suécia permaneça na vanguarda da investigação espacial.
Na ISS, Marcus Wandt conduzirá pesquisas sobre a ausência de gravidade e contribuirá para a compreensão de como os humanos podem viver e trabalhar fora da Terra.
“Este é um evento significativo e importante para a Suécia e para a Saab; o espaço está se tornando uma área cada vez mais importante para a Suécia e para as nossas capacidades de defesa. O foco da Saab na inovação e tecnologia avançada significa que estamos agora contribuindo para pesquisas e desenvolvimento importantes na área espacial. Estamos orgulhosos que um dos nossos funcionários seja agora o terceiro sueco no espaço e estamos ansiosos para acompanhar o seu trabalho”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
Durante o outono de 2022, Marcus Wandt foi selecionado para o programa espacial da Agência Espacial Europeia (ESA). Na primavera de 2023, foi confirmado que ocorreria uma viagem espacial e Marcus Wandt se tornaria o primeiro astronauta do projeto da ESA. Ele está atualmente afastado de sua função como Piloto Chefe de Testes do Gripen na Saab.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN