Por Guilherme Wiltgen
Tendo em vista as informações que estão sendo divulgadas sobre uma suposta explosão ocorrida no Centro de Lançamento de Alcântara, comparando com o acidente ocorrido com o VLS em 2003, o Defesa Aérea & Naval (DAN) procurou o Comando da Aeronáutica solicitando maiores informações.
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica nos enviou a nota oficial abaixo, explicando o incidente ocorrido ontem (12) e reproduzida na íntegra pelo DAN:
“Um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) teve sua sequência de lançamento interrompida, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta quinta-feira (12/11).
Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos. Após a interrupção do lançamento, houve um pequeno incêndio, que foi prontamente controlado pelo pelotão contra incêndio. Uma comissão será designada para apurar as causas da ocorrência.
O lançamento do (FTI) faz parte da Operação Águia, que ocorre desde o dia 09 de novembro, e tem como objetivo o adestramento das equipagens operacionais do CLA, bem como o teste de equipamentos em solo associados às operações de lançamento em Alcântara”.
Abaixo, seguem algumas informações sobre o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI):
O FTI é um veículo nacional, fabricado pela Avibras, voltado ao treinamento operacional e ao aprimoramento da capacidade instalada do efetivo do Centro de Lançamento de Alcântara. Possui 5,5 metros de comprimento e meia tonelada de massa, utilizando propelente sólido. É lançado a partir de trilhos, sendo estabilizado aerodinamicamente por quatro empenas retas fixas. O veículo é composto de: motor-foguete, terminação de voo e carga-útil (módulo para experimentos).
AV-FTI: Características
Comprimento total: 5.500 mm
Comprimento motor-foguete: 3.300 mm
Diâmetro do veículo (calibre): 305 mm
Peso reservado para experimento: 30 kgf
Apogeu (82°): superior a 60 km
Tempo total de voo: 203 seg
FOTO: Avibras (Ilustrativa)
Então não é Incidente mas um pequeno Acidente