O primeiro edital para contratação de consultoria técnica especializada, decorrente da parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi publicado no domingo (30/05). O objetivo é conquistar cada vez mais a autonomia do Brasil na obtenção e tratamento de dados advindos de sistemas espaciais, por meio de projetos de desenvolvimento de satélite com carga útil dotada de sensor SAR – Synthetic Aperture Radar.
Este é o primeiro de outros editais a serem publicados ainda em 2021, dando continuidade ao processo de desenvolvimento e fortalecimento institucional do Programa Espacial Brasileiro. A parceria com o PNUD cria novas perspectivas para alavancar as ações, desenvolver projetos e apresentar à sociedade resultados cada vez mais consistentes no desenvolvimento de atividades espaciais.
A AEB assinou, em dezembro de 2020, um Acordo de Cooperação com o PNUD, que visa ampliar os resultados no segmento espacial. A indústria espacial lida com tecnologia de ponta e grande densidade de inovação, e busca continuamente por recursos e alternativas que proporcionem o crescimento do setor espacial brasileiro.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) contribui, há mais de 50 anos, para o crescimento inclusivo e sustentável, de forma contínua e em bases democráticas, sempre em parceria com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado.
FONTE: AEB