Os sistemas de Guerra Eletrônica (EW) desempenham um papel vital na detecção, prevenção, dissuasão e derrota de ataques de aeronaves, UAVs, mísseis, radares, embarcações marítimas, sistemas espaciais hostis e ameaças cibernéticas.
As tendências atuais no mercado global de guerra eletrônica incluem o desenvolvimento da próxima geração de armas eletrônicas, jammers e a crescente demanda por informações coletadas.
Nessa entrevista com o Sr. Sergio Rizzi, Head of Product Sales EW da Alema HENSOLDT Sensor, abordamos novos conceitos e tecnologias pertencentes a guerra cibernética e eletrônica como o Kalætron Integral que estão sendo desenvolvidas pela empresa.
DAN – O senhor poderia nos falar um pouco sobre suas experiências até entrar na HENSOLDT?
Sergio Rizzi – Meu nome é Sergio Rizzi, tenho 54 anos. Nasci em Milão, Itália e sou um cidadão italiano / alemão. Eu recebi uma educação militar acadêmica antes de ingressar na indústria privada em meados dos anos 90. Eu fui oficial do sistema de armas da Força Aérea Italiana (Panavia MRCA Tornado Aircraft).
Entrei na HENSOLDT em 1 de março de 2017, que foi exatamente o primeiro dia oficial da recém fundada HENSOLDT Sensor após a separação da Unidade de Negócios de Defesa Eletrônica da Airbus.
Como “Head of Product Sales and Marketing”, meu time e eu assumimos a responsabilidade pelos negócios globais da HENSOLDT EW (Electronic Warefare) na Divisão de Domínio do Espectro e Soluções Aerotransportadas com foco principal na família de produtos Kalætron.
DAN – Como e por que nasceu o projeto Kalætron?
Sergio Rizzi – Os sistemas modernos de radar são muito ágeis e usam grandes faixas de frequência, os sinais de comunicação de aplicações civis e militares usam espectros sobrepostos, dificultando a detecção e a localização correta de emissores, principalmente em espaços urbanos.
Além disso, nem sempre existe conhecimento prévio suficiente de ameaças em potencial no espectro eletromagnético. Essa nova situação requer novas soluções, que só podem ser fornecidas por um radar digital de banda larga. Então, era fundamental para a HENSOLDT dar no momento certo a resposta certa para as necessidades futuras. Nossa visão de projetar um sistema modular revolucionário completamente novo nos levou a “pensar grande” em termos de uma família completa de produtos e soluções de Guerra Eletrônica, começando com um inovador sistema de receptor multifuncional (Digital Front End Receiver + Processador central ESM).
O Radar Warning Receiver (RWR), é a primeira aplicação, para a família de produtos Kalætron, que foi estendida pelas aplicações ESM e ELINT sob a linha de produtos “Kalætron integral” e há pouco tempo também complementada com o Kalætron Attack, incluindo os elementos principais do ECM (processador AESA EW + ECM).
DAN – O senhor poderia explicar explicitamente quais são os objetivos do Spectrum Dominance?
Sergio Rizzi – As atividades do Domínio do Espectro refletem que você não pode ver a superioridade militar exclusivamente com uma presença física, por exemplo, através de tanques, aviões e campos de batalha. Hoje os requisitos se concentram em sensores altamente especializados com software inteligente que pode processar os dados coletados. Esses sistemas, baseados em inteligência artificial, criam recursos completamente novos para detecção precoce de ameaças, proteção de suas próprias forças e assertividade em cenários complexos.
Em resposta a esse desenvolvimento, a HENSOLDT criou a área de competência “Spectrum Dominance”, onde as capacidades e disciplinas existentes em guerra eletrônica são combinadas por meio de novas soluções. As informações não são apenas coletadas, mas também processadas de forma a garantir a superioridade informativa do usuário, utilizando soluções modulares, escaláveis e personalizadas.
O Spectrum Dominance oferece soluções não apenas para guerra eletrônica convencional e avançada, mas também para inteligência de sinais e operações cibernéticas. O desenvolvimento de hardware e a inteligência artificial na eletrônica HENSOLDT são partes centrais de nossas tecnologias orientadas para o futuro no domínio do espectro.
DAN – Qual é a experiência com sensores RWR (Radar Warning Receiver) da HENSOLDT?
Sergio Rizzi – Temos uma experiência extensa e extremamente bem-sucedida em guerra eletrônica (EW), tanto em suporte eletrônico ESM quanto em ECM, coletadas no campo da autoproteção, entre outras. Integramos alguns sensores nos receptores de alerta precoce RWR, como no conjunto de autoproteção AMPS (Airborne Missile Protection System) no passado, mas o Kalætron é o primeiro RWR no portfólio da HENSOLDT. De nossa experiência com outras aplicações RWR, conhecemos muito bem os desempenhos existentes e entendemos a necessidade do mercado de um primeiro produto totalmente digital de última geração, por isso decidimos desenvolvê-lo. O desempenho alcançado em nossos últimos testes de voo, já confirma que temos em nossas mãos a melhorsolução RWR existente!
DAN – Qual a vantagem do sistema Kalætron RWR sobre os sistemas que existem atualmente no mercado?
Sergio Rizzi – Com a ajuda dos métodos mais recentes de inteligência artificial e processamento de sinal digital, nosso Kalætron RWR detecta ameaças de radares com antecedência e confiabilidade.
Devido ao seu design totalmente digital, o novo receptor de alerta por radar é capaz de detectar e identificar ameaças incrivelmente rápidas e com uma taxa de alarme falso muito baixa, em uma faixa de frequência consideravelmente mais ampla.
O Kalætron RWR usa técnicas de inteligência artificial (AI) para detectar novos padrões de sinais de ameaças a partir de uma grande quantidade de dados brutos coletados. Isso é especialmente importante para identificar os radares de defesa aérea mais modernos, cobrindo uma largura de banda enormemente ampla ou saltando entre frequências específicas em frações de segundo. O Kalætron RWR permite a proteção de caças, helicópteros ou aeronaves de transporte mais recentes contra armas antiaéreas mais recentes e sistemas integrados de defesa aérea, oferecendo grande potencial de adaptabilidade para enfrentar ameaças futuras.
A família de produtos HENSOLDT Kalætron é adequada para aplicações avançadas de RWR, ESM, ELINT, não só a bordo, mas também em plataformas terrestres e navais. Existe uma ampla solução adaptada às necessidades de cada cliente.
DAN – A HENSOLDT primero apresentou o Kalætron RWR ao mercado e meses depois surge o Kalætron Integral. Poderia explicar a diferença entre os dois?
Sergio Rizzi – O portfólio de produtos da área de domínio de espectro da HENSOLDT abrange os três principais domínios de guerra eletrônica (EW), ou seja, suporte eletrônico / SIGINT, ataque eletrônico e autoproteção. Com base no exposto, o HENSOLDT Kalætron pode ser percebido como uma “Marca Umbrella”, que introduz automaticamente o cliente no mundo dos produtos e soluções HENSOLDT Spectrum Dominance.
Com base em um sistema modular, o Kalætron oferece acesso ilimitado a soluções independentes RWR, ESM, ELINT personalizadas e sistemas totalmente integrados (por exemplo, o Kalætron Integral SIGINT, que permite a detecção e análise profunda dos sinais de comunicação e radar em uma largura de banda sem precedentes ou no Kalætron Attack para detectar ameaças baseadas em radar às forças aéreas em tempo recorde e neutralizá-las com contramedidas eletrônicas direcionadas (ECM).
DAN – A HENSOLDT, através de relatórios, declara que o uso de IA (Inteligência Artificial) fez o sistema obter bons resultados. O senhor poderia explicar o uso da IA no Kalætron?
Sergio Rizzi – Deixe-me dizer de onde vem o nome Kalætron (marca registrada mundialmente HENSOLDT):
A ligação “æ” significa “Inteligência Artificial dentro da HENSOLDT Electronics”, que não apenas classifica as principais funções do sistema, mas também serve como um elemento importante da marca. Trazemos inteligência artificial para a eletrônica HENSOLDT. Esta mensagem, supomos, é muito clara e fácil de assimilar, e evidencia o espírito tradicional de inovação constante da HENSOLDT.
Isso permite que o Kalætron lide comameaças inesperadas que não foram incluídas na biblioteca de ameaças. Combinado ao processamento de sinal digital, sistemas definidos por RF e software, o Kalætron usa algoritmos de aprendizado profundo para penetrar em aplicações de guerra eletrônica e a nova geração de sistemas ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) da HENSOLDT com processamento de sensor mais preciso, ágil e adaptável.
DAN – O sistema Kalætron pode ser instalado em qualquer tipo de aeronave, de asa fixa ou rotativa? Existe um tipo de aeronave onde ele funcione melhor?
Sergio Rizzi – A oferta inovadora de soluções da Kalætron pode lidar com cenários operacionais atuais e futuros. Temos uma solução para as necessidades de cada cliente. A arquitetura Kalætron foi projetada para ser usada completamente independente da plataforma.
DAN – Qual será o papel da HENSOLDT e especificamente do Kalætron no Eurofighter?
Sergio Rizzi – Os recursos de guerra eletrônica colaborativa são essenciais para futuras operações aéreas combinadas. As forças aéreas e seus modernos aviões de transporte e combate estão ameaçados por novas capacidades de defesa aérea (A2 / AD, IADS, densificação do espectro EM, agilidade de frequência, etc.). Portanto, a capacidade de sobrevivência e assertividade da aeronave e de suas tripulações devem ser cada vez mais garantidas por meio de recursos avançados de guerra eletrônica, como pré-requisito para a “liberdade de movimento”.
Com a nossa família de produtos de ataque eletromagnético da Kalætron, a HENSOLDT oferece recursos com a tecnologia universal digitalizada pela primeira vez para toda a cadeia de efeitos, desde o amplo reconhecimento até os recursos remotos de combate eletrônico, atendendo perfeitamente aos requisitos de um papel de combate eletrônico para o Eurofighter ou qualquer outra aeronave.
DAN – Qual é a capacidade do sistema Kalætron de superar os sistemas de defesa aérea das forças inimigas?
Sergio Rizzi – A HENSOLDT desenvolveu o sistema de ataque eletrônico modular aéreo, KalætronAttack. Ao neutralizar os radares inimigos de controle de tiro a diferentes distâncias, é mantida a liberdade de movimento das forças aéreas aliadas, mesmo quando confrontados com os sistemas de defesa aérea de ponta. O Kalætron Attack é uma nova adição à família de produtos de guerra eletrônica Kalætron, que inclui configurações para o Escort Jamming (bloqueio de sinal a bordo de uma aeronave especializada que acompanha a aeronave de ataque), o Stand-Off Jamming (capacidade de bloqueio de sinal de longa distância) e o Jam-Stand Jamming (a unidade de bloqueio de sinal é colocada entre os sensores inimigos e as unidades de ataque), como poderemos ver mais adiante.
DAN – Como foram realizados os testes de eficiência da Kalætron?
Sergio Rizzi – O Kalætron concluiu com sucesso uma fase de testes muito severa. Os resultados obtidos não deixam dúvidas e confirmam a absoluta superioridade desta solução de ponta, desenvolvida pela HENSOLDT. Iremos relatar mais adiante, oportunamente, em um comunicado de imprensa dedicado.
DAN – Devido à pandemia causada pelo COVID-19, praticamente todas as feiras de Defesa foram canceladas neste semestre. Quando e como a HENSOLDT pretende promover o Kalætron no mercado?
Sergio Rizzi – O Kalætron foi introduzido no mercado no ano passado, em 2019. Devido à situação atual do COVID-19, este ano não estaremos presentes nas exposições programadas anteriormente. No entanto, muitas iniciativas estão sendo realizadas e nós convidamos você a nos seguir nas mídias sociais, e foi assim que lançamos o Kalætron Attack recentemente!
Além disso, a “inicialização” de nossa plataforma virtual “HENSOLDT Exhibition” está quase pronta. Teremos o maior prazer em receber sua visita em breve também em nosso estande virtual, www.hensoldt.net.
DAN – Como a HENSOLDT pretende mostrar suas soluções na América Latina? Existe algum projeto para mostrar o Kalætron no Brazil para a Força Aérea Brasileira ou para a Marinha do Brasil?
Sergio Rizzi – Temos o apoio de nossos escritórios de vendas e marketing na América Latina, com os quais mantemos contato constante. Eles são responsáveis por coordenar todas as iniciativas na região. Este ano estaríamos presentes na FIDAE, mas no próximo ano estaremos novamente nas próximas exposições como a LAAD no Brasil. Por outro lado, estamos à disposição da Força Aérea Brasileira para uma imersão tecnológica exclusiva do Kalætron.
NOTA do EDITOR: Gostariamos de agradecer ao Sr. Luiz Gueren, Gerente regional da HENSOLDT, por possibilitar a realização desta entrevista.
Componente de interferência eletrônica ativa
O Kalætron Attack agora adiciona um componente de bloqueio eletrônico ativo, que deslumbra ou engana os sistemas ameaçadores usando sinais de bloqueio replicados com precisão. Dessa forma, o Kalætron Attack, com seu aplicativo Escort Jamming, expande as opções operacionais de aeronaves de combate, que agora também podem operar em zonas de negação de acesso / área (A2 / AD).
“Devido ao seu design totalmente digital, o Kalætron Attack detecta e identifica posições de defesa aérea muito rapidamente e em uma ampla faixa de frequência. A unidade usa técnicas de inteligência artificial (IA) para reconhecer novos padrões de ameaça em um grande número de pulsos coletados. Isso é especialmente importante na identificação dos sistemas de radar de defesa aérea mais modernos, que cobrem uma faixa de frequência extremamente ampla ou saltam entre frequências específicas em frações de segundo.
O Kalætron Attack pode ser ajustado de maneira flexível às mudanças de ameaças, usando designs inovadores de antenas com tecnologia de matriz ativa digitalizada eletronicamente (AESA), processamento de sinal totalmente digital e algoritmos de inteligência artificial da IA.
A família de produtos Kalætron, portanto, forma a base para permitir que os aviões de combate não apenas assumam um papel de combate eletrônico (ECR) e realizem interferências de escolta (Escort Jamming) para as unidades de combate, mas também para protegê-los com longo alcance, através da capacidade de interferência de longo alcance (stand-off jamming).
Com o “Kalætron Attack”, a HENSOLDT, como fabricante alemã de sensores, deseja dar uma resposta nacional aos programas alemães iminentes e contribuir substancialmente para futuros programas de cooperação em defesa da Europa, como o FCAS (e mais!).