Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
Por ocasião da Euronaval 2022, o DAN realizou uma entrevista com o Sr. Fredrik Gustafson, Vice-Presidente e Diretor de Marketing e Vendas da Saab Kockums, que apresentou, com exclusividade, para o DAN, única mídia especializada brasileira na Euronaval, as soluções da empresa para a Guerra de Minas moderna.
Nesta entrevista, fica claro que o binômio Navio Caça-Minas e Veículos Autônomos é a melhor solução para Marinhas que precisam se reequipar para poder fazer frente as ameaças atuais.
Ele também explica a diferença entre um Navio Caça-Minas com casco construído com material compósito, como a Marinha Sueca utiliza, e o contruído com aço não-magnético.
A Marinha do Brasil está em fase de decisão de quais tipos das tecnologias disponíveis serão combinadas para utilizar na modernização da sua Força de Minagem e Varredura. A Saab já ofereceu navios caça minas modernizados incluindo treinamento das tripulações e transferência de tecnologia para construção local de novos navios caça minas.
Parte integrante do sistema de caça de minas são seus veículos não tripulados, os quais são utilizados por diferentes marinhas ao redor do mundo. A integração dos veículos autônomos vindos de outros fabricantes também poderia ser incluída, dependendo dos requisitos da Marinha do Brasil.
Padilha, bacana, sabes a quantas andam as negociações e ou o planejamento da MB sobre estes caça minas ???
Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares
Hauhauhauhauhau, boa Padilha !!!rs