Brasília (DF) – Não são apenas militares e policiais que estão aprimorando suas capacidades operacionais no Exercício Viking 2022. Há 24 profissionais civis também em ação, contribuindo no desempenho de diversas atividades para as Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
Essas atividades foram organizadas em quatro grandes pilares: apoio civil à direção operacional do exercício; apoio civil às atividades de treinamento; elaboração e revisão de incidentes; e seleção de profissionais para atuar como participante e como mentor civil.
Para atuar no treinamento de maneira integrada com as forças de defesa e de segurança, a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz recebeu a missão de desenvolver o componente civil e desempenhar uma série de atividades que contribuem para que o site Brasil alcance os objetivos estratégicos do exercício.
Em sua 9ª edição, o Exercício Viking facilitará ainda o desenvolvimento e experimentação de futuras capacidades, métodos, conceitos operacionais e melhorias tecnológicas, além de permitir a integração de diversas forças militares e civis de diferentes países. O Viking 2022 acontece até o dia 7 de abril.
Fonte: Comando Militar do Planalto