O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou hoje um novo contrato de £ 1,8 bilhão e 15 anos com a Thales para melhorar a disponibilidade e resiliência dos navios da Marinha Real (RN).
O novo contrato é uma resposta à crescente necessidade de as plataformas da Marinha Real estarem em serviço ativo por períodos mais longos devido à crescente instabilidade global.
O contrato, Maritime Sensor Enhancement Team (MSET), irá aumentar o foco na disponibilidade de equipamentos, prevendo problemas – através de inovações de IA e gestão de dados – em vez de reagir quando eles surgirem.
O contrato apoiará mais de 450 empregos de engenharia, TI altamente qualificados, baseados no Reino Unido, e apoiará empregos, bem como muitas centenas de oportunidades de aprendizagem e treinamento em todo o Reino Unido.
Durante a vigência do contrato MSET, a Marinha Real passará por uma transição significativa, incluindo a introdução das novas plataformas Type 26, Type 31 e Dreadnought, bem como sistemas autônomos.
O MSET, um modelo de serviço escalável, proporcionará maior estabilidade e amplitude no nível de apoio prestado à Marinha Real durante este complexo período de transição. Ao investir em novas instalações portuárias, IA, ferramentas de análise de dados e competências, isto proporcionará maior resiliência às plataformas do RN.
Ao longo da vigência do contrato, ele proporcionará uma redução média nos tempos de entrega de 100 dias por reparo, os prazos de entrega de peças sobressalentes serão reduzidos em média 44 dias e a confiabilidade aumentará em 10%.
A tomada de decisões orientada por dados permitirá à MSET ver além dos atuais horizontes de suporte e, com o aumento do investimento em tecnologias emergentes, incluindo IA, realidade virtual e Big Data, criar um regime de manutenção mais proativo e preditivo.
Os investimentos incluirão a melhoria das instalações em HMNB Devonport, Faslane, Portsmouth e Bahrein para fornecer uma capacidade avançada de testes e reparos, permitindo que habilidades técnicas e de engenharia especializadas na orla marítima forneçam apoio direto ao RN.
Irá criar 450 empregos altamente qualificados em todo o Reino Unido e apoiar a formação de centenas de aprendizes em competências de engenharia tão necessárias em numerosas comunidades locais, com um aumento adicional de três vezes nas despesas da cadeia de abastecimento, apoiando aproximadamente 1.200 funcionários adicionais.
“A Thales tem o prazer de fortalecer a nossa parceria centenária com a Marinha Real e apoiar o seu papel vital na defesa do Reino Unido e na manutenção das rotas marítimas críticas do mundo abertas. Este contrato de £ 1,8 bilhão com a Thales ajudará a manter mais navios da Marinha Real no mar por mais tempo, aproveitando os mais recentes desenvolvimentos em inteligência artificial, análise de dados e melhores instalações portuárias.
A tomada de decisões baseada em dados permite à MSET ir além dos actuais horizontes de apoio e fazer uma melhoria substancial na disponibilidade e resiliência da Marinha Real enquanto se prepara para o AUKUS, a parceria histórica de segurança e defesa entre a Austrália, os EUA e o Reino Unido. Esta será a terceira geração de aprendizes, engenheiros e pessoal de apoio da Thales ajudando a manter a Marinha Real no mar num mundo cada vez mais instável,” disse Alex Cresswell, presidente e CEO da Thales no Reino Unido.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN