Chegou ontem ao Brasil o Ministro Britânico de Negócios, Inovação e Treinamento, Vince Cable para uma visita de três dias ao país.
Liderando uma delegação de empresas do Reino Unido, o ministro tem como objetivo promover maior interação comercial com o Brasil, em especial nos setores aeroespacial e de infraestrutura.
Em visita à Embraer, ele levou uma delegação composta por representantes das empresas: Chemring; Cobham e AgustaWestland e funcionários do UKTI e foi recebido pelo vice-presidente de operações Sr. Luis Carlos Affonso e outros executivos da empresa.
Em sua apresentação, o ministro reforçou que o Reino Unido tem a segunda maior indústria aeroespacial do mundo com ampla capacidade para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e informou que recentemente o governo britânico anunciou um investimento de aproximadamente 6 bilhões de reais no setor aeroespacial, o que vai tornar a indústria ainda mais atraente e competitiva.
O Sr. Luis Carlos fez uma breve apresentação sobre a Embraer, hoje considerada, mais do que uma empresa brasileira, uma ‘companhia global baseada no Brasil’. Ele também enfatizou que já possui boas parcerias britânicas, como a Rolls-Royce e a Cobham, e falou sobre a utilização de biocombustíveis nas aeronaves – segmento em que o Reino Unido tem grande interesse para investir em pesquisa.
Em seguida, o grupo fez um tour pelo fábrica e pela linha de montagem e ao final da visita o vice-presidente de operações presenteou o ministro com uma miniatura de aeronave.
O objetivo da visita do ministro à Embraer foi reforçar e estabelecer parcerias com a empresa, especialmente em P&D e de promover o Reino Unido como um dos mais inovadores e produtivos locais para colaboração aeroespacial no mundo.
Amanhã, o ministro Vince Cable se encontra com seu equivalente brasileiro, o Ministro de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Fernando Pimentel, durante a reunião do JETCO – Comitê Econômico e de Comércio Conjunto.
FONTE: Consulado Geral Britânico