A nomeação de Micael Johansson surge numa altura em que a defesa e a segurança na Europa são mais importantes do que há décadas e em que a indústria europeia de defesa é vista como uma componente crucial para a manutenção da paz na região.
“É uma honra ser eleito para este cargo pelos meus colegas CEO e Aerospace and Defence Industries Association of Europe (ASD). Estou ansioso para ajudar a orientar a ASD nestes tempos difíceis para a Europa, juntamente com o recém-eleito presidente da ASD e presidente do conselho, CEO da Airbus, Guillaume Faury”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
“Através do meu papel como vice-presidente do conselho da ASD, poderei defender os interesses da ASD, conduzir iniciativas concretas e promover os avanços tecnológicos necessários para enfrentar os desafios emergentes de segurança na Europa”, diz Micael Johansson.
A ASD é uma organização de destaque que representa as indústrias europeias aeroespacial, de defesa e segurança, principalmente junto das instituições da UE, mas também a nível global junto de outras entidades internacionais de relevo para o setor. Ele serve como uma voz coletiva para mais de 3.000 empresas, desde pequenas e médias empresas até grandes corporações, operando em vários domínios, como aeroespacial, defesa, espaço e segurança. Juntos, os membros da ASD empregam 879.000 pessoas e geraram um faturamento de € 238 bilhões em 2021. A ASD trabalha em estreita colaboração com formuladores de políticas, instituições e outras partes interessadas para promover um ecossistema seguro e inovador da indústria de defesa na Europa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Essa nomeação reflete mais uma vez o acerto da FAB sobre o Gripen já que um gestor respeitado como Johansson demonstra o nível da Saab no cenário internacional.