Representantes das empresas integrantes ao GTAeroespacial (Grupo de Trabalho do Setor Aeroespacial e Defesa) se reuniram no encontro mensal para discutir assuntos de relevância para a cadeia produtiva do setor.
O encontro aconteceu na Liebherr Aeroespace Brasil, em Guaratinguetá, SP, e contou com a presença das empresas associadas Winnstal, Lanmar, Pressmecânica, Tecplas, ADP Usinagem, ThyssenKrupp, Romi, Utec e Giovanni Passarella.
Além da apresentação institucional e visita às instalações da empresa, os participantes discutiram sobre a criação de um portfólio do Grupo que reunirá informações sobre todas as empresas que compõem o GTAeroespacial.
“O objetivo é apresentar essas empresas ao Ministério da Defesa – Aeronáutica, Marinha e Exercito, visando um estreitamento do relacionamento entre eles que vai estimular ainda mais o setor”, afirma o presidente do GT, José Wilmar de Mello, diretor da Thyssen Krupp Autômata.
Ainda sobre o setor, o Grupo possui grandes expectativas para os próximos anos com o desenvolvimento da nova família E-Jets E2, da Embraer. Com design e sistemas muito mais modernos, os novos aviões chegam para substituir as famílias 170 e 190.
“Começamos a desenvolver o E2 agora. O KC-390 deverá entrar em produção no próximo período quando também deve acontecer o primeiro voo do E2, devendo entrar em produção em seguida. Ou seja, temos trabalho por um longo tempo”, destaca Wilmar.
As reuniões do GTAero acontecem mensalmente na sede da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) em São José dos Campos, ou na sede das empresas associadas. O objetivo deste encontro in loco é estreitar o relacionamento entre essas empresas, buscando maior interação em conjunto em prol de novidades para o setor.
Sobre o GTAeroespacial e Defesa
O Grupo é constituído por empresas associadas à ABIMAQ, fornecedoras do setor aeroespacial e defesa, e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do setor. Atualmente, é formado por 17 empresas de todo o estado de todo o Brasil.
As companhias que compõem o grupo precisam estar na vanguarda desse mercado e ampliar os horizontes. A ideia é criar massa crítica e estar sempre à frente das necessidades. A consolidação do fornecimento para o mercado externo também é um dos grandes desafios.
FONTE: Alameda Comunicação