Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos/ Roma, Itália: 21 de fevereiro de 2024 – A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, adquiriu 51% em uma joint venture com a Fincantieri, uma das maiores empresas de construção naval do mundo. O negócio aumentará a capacidade da EDGE, estatal dos Emirados Árabes, de projetar e construir fragatas e outras embarcações de grande porte, ampliando sua gama de operações e marcando um avanço crucial na diversificação de seu portfólio de soluções marítimas.
Com direção administrativa da Fincantieri, o escopo comercial da joint venture (JV) está avaliado em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio capitalizará as oportunidades globais de construção naval com foco na fabricação de uma ampla gama de embarcações navais sofisticadas.
A JV, sediada em Abu Dhabi, receberá os direitos principais para pedidos que não sejam da OTAN, especialmente aproveitando a atratividade dos acordos governos com governos (G2G) dos Emirados Árabes Unidos e dos pacotes de financiamento de crédito à exportação, juntamente com vários pedidos estratégicos feitos por países membros selecionados da OTAN.
O termo de compromisso entre as duas empresas foi assinado em Roma, na Itália, por Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do EDGE Group; Pierroberto Folgiero, CEO e diretor administrativo da Fincantieri, e Dario Deste, gerente geral da divisão de embarcações navais da Fincantieri.
Esse acordo concede à JV uma forte cooperação para comercializar seus produtos com a Marinha de diferentes países do mundo, destacando sua ambição global e seu compromisso com o desenvolvimento de propriedade intelectual conjunta e projetos futuros. Ainda no âmbito da JV, há a previsão de desenvolver um programa subaquático para submarinos de médio porte.
Para Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do Grupo EDGE, a joint venture com a Fincantieri é transformadora. “Não estamos apenas expandindo as diversas capacidades da EDGE na construção naval, mas também estabelecendo um novo padrão de colaboração e troca de conhecimento no setor marítimo global. Essa parceria incorpora nosso compromisso com a inovação, aproveitando a experiência inigualável da Fincantieri para explorar oportunidades no mercado global. Esse empreendimento é uma prova de nossa visão estratégica de crescimento por meio da colaboração, prometendo um futuro de avanços tecnológicos e soluções aprimoradas de defesa naval”, disse.
A JV se concentrará em vendas, operações comerciais e engenharia para projetos e serviços, assumindo o desenvolvimento da propriedade intelectual compartilhada e mantendo os direitos exclusivos de todos os projetos futuros. Além disso, a JV criará uma autoridade de design dedicada, abrindo oportunidades para emiradenses altamente qualificados e atraindo conhecimentos internacionais para apoiar essa iniciativa inovadora e estratégica.
Pierroberto Folgiero, CEO e Diretor Geral do Grupo Fincantieri, disse: “Estamos honrados e ansiosos para unir forças com o Grupo EDGE com o objetivo de criar uma plataforma industrial única capaz de abordar com o máximo de empreendedorismo e competências distintas as consideráveis oportunidades de mercado originadas nos Emirados Árabes Unidos e dos Emirados Árabes Unidos para os mercados internacionais”.
A Fincantieri tem uma extensa experiência no ramo marítimo, tendo construído mais de 7.000 navios, além de atuar como fornecedora-chave para várias Marinhas e para o setor de navios de cruzeiro.
FONTE: Torre Comunicação Estratégica
Quando li esta noticia pensei nas fragatas italianas FREMM futuramente para a MB. Sonhar não custa!
Aja dinheiro, esse Grupo EDGE provavelmente tem a própria casa da moeda, todo ano tem noticia de aquisição de alguma empresa ou joint venture.
Gostei da noticia, me pergunto se eles poderiam fazer uma versão de fragata utilizando o máximo possível das tecnologias do grupo EDGE.