A Framatome e o Naval Group anunciaram a conclusão da aquisição da Jeumont Electric do grupo Altawest. A Jeumont Electric é uma empresa industrial especializada na fabricação e manutenção de motores e equipamentos elétricos para os setores de energia nuclear e defesa naval (fabricante dos motores dos submarinos da classe Riachuelo). A aquisição permite à Framatome e ao Naval Group consolidar as suas atividades nos respectivos setores e visa garantir que a Jeumont Electric continue a ser uma referência global na sua área.
“A Jeumont Electric é um fornecedor estratégico para a indústria nuclear e possui reconhecida expertise na fabricação e manutenção de motores e equipamentos para os setores de energia e defesa. Esta aquisição protege a nossa cadeia de abastecimento e é uma resposta às questões de soberania”, disse Bernard Fontana, CEO da Framatome.
“A unidade Framatome existente em Jeumont e a unidade Jeumont Electric compartilham uma história comum. A proximidade dos dois locais permitirá complementaridades industriais. Dou as boas-vindas aos funcionários da Jeumont Electric à nossa equipe.”
A Jeumont Electric oferece uma ampla gama de serviços de fabricação, manutenção e substituição de equipamentos elétricos, com base em experiência reconhecida e tecnologias proprietárias. Tem presença global e atende uma base de clientes de grandes grupos globais, como estaleiros, operadores nucleares e fabricantes líderes.
“A implementação dos nossos programas navais, e em particular dos equipamentos de propulsão, exige equipes altamente qualificadas e um know-how único. É com este objetivo em mente que desejamos perpetuar as competências excepcionais da Jeumont Electric como uma referência global na sua área, servindo nomeadamente a indústria de defesa francesa”, afirmou Pierre Éric Pommellet, Presidente e CEO do Naval Group.
Fundada há 125 anos e com 620 funcionários, a Jeumont Electric possui quatro unidades de produção na França e opera em mais de 70 países ao redor do mundo.
Sobre Framatome
A Framatome é líder internacional em energia nuclear reconhecida pelas suas soluções inovadoras, digitais e de valor acrescentado para a frota nuclear global. Com experiência mundial e um histórico comprovado de confiabilidade e desempenho, a empresa projeta, faz manutenção e instala componentes, combustível e sistemas de instrumentação e controle para usinas de energia nuclear. Os seus mais de 18.000 funcionários trabalham todos os dias para ajudar os clientes da Framatome a fornecer energia de baixo carbono cada vez mais limpa, segura e econômica.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Prezado Padilha, porque nao prosperou o uso de motor fabricado na WEG?
Por uma questão de escala de produção.
Prezado Francisco, como seria o conceito basico da dualidade de potencia para fuga rapida.Propulsao eletrica mais a vapor, talvez.
Bonito vê a França e suas empresas estatais, defendendo seus ideias, sem essa de capital privado é tudo, tipo nosso complexo de vira lata.
Por exemplo o Duguay-Trouin, segundo sub-marino do programa Barracuda tem PROPUL-SÃO HÍBRIDA: ou seja funciona com um reator de água pressurizada, que é derivado dos rea-tores a bordo do SSBN tipo Triomphant e do porta-aviões Charles-de-Gaulle, MAS TEM DU-AS TURBINAS DE PROPULSÃO, dois turbogera-dores e DOIS MOTORES ELÉTRICOS, que po-dem serem usados isoladamente ou em con-junto, conforme o momento adequado para is-so.
Tem muita literatura falando sobre isso, mas não posso incluir o link aqui
o motor do alvaro alberto sera do mesmo o ou tera as devidas proporções ? ( maior)
Ele é bem maior. Infdelizmente nãoliberarama foto dele no LABGENE. Mas sim, ele é bem maior e mais potente.
O motor elétrico principal do Álvaro Alberto é o maior motor já fabricado pela Jeumont Electric, isso porque o sistema do Brasil é diferente dos nucleares francesas, os nossos otimizam a uniformidade da potência elétrica (tipo nível de cruzeiro) e não usa a dualidade de potência para fuga rápida, presente nos francesas e que não é fabricado pela Jeumont Electric (tipo assim, somos muito potente, mas não possuímos pós combustão).