Semanas de Inovação Suécia-Brasil vai reunir empresários, pesquisadores e autoridades do país escandinavo e do governo brasileiro. Foco é inteligência artificial e novas tecnologias
Um futuro que busque melhorar a vida das pessoas e que proteja o meio ambiente e a natureza se faz com inovação, criatividade e tecnologia. Mas, também, com investimentos e colaboração mútua entre países. Este tem sido o foco da parceria entre Suécia e Brasil ao longo dos anos, e é também o objetivo do principal evento que celebra essa relação, as Semanas de Inovação Suécia Brasil. O evento, que neste ano chega a sua 11ª edição, ocorre entre 7 e 11 de novembro, com atividades em diversas capitais e a abertura em Salvador, Bahia.
Na programação, que pode ser acessada aqui, estão confirmadas reuniões estratégicas, exposição, workshops, seminários e outras atividades voltadas à inovação sustentável. Este ano, as Semanas de Inovação vão debater temas em que Suécia e Brasil têm colaborado mutuamente, entre os quais a aeronáutica, mineração sustentável, bioeconomia e mobilidade, cidades inteligentes e ciências da vida.
Este último tema entrou de vez na agenda de prioridades de ambos os países após a pandemia de coronavírus ter demonstrado a necessidade de uma nova abordagem mais tecnológica e inclusiva sobre a saúde pública, como explica a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen. “Ciências da vida são uma das cinco áreas prioritárias da cooperação bilateral; entre outros motivos porque são uma área em que efetivamente governos, academia e sociedade buscam, de forma conjunta, formas de melhorar a saúde das nossas populações. Esse é um tema bastante importante e que, neste ano, também será discutido sob a perspectiva dos avanços em inteligência artificial, entre outras inovações”, diz a embaixadora.
O uso de dados e novas tecnologias, como aprendizagem de máquina, também são temas das discussões relacionadas às ciências da vida. Karin lembrou as inúmeras possibilidades em ganhos de escala e geração de dados a partir da parceria de um país considerado pequeno, a Suécia, que tem apenas 10 milhões de habitantes, e o Brasil, com 220 milhões. “O Brasil é um excelente exemplo do uso de inteligência artificial, por ser um país muito extenso, então há acesso a muitas informações que nós não temos na Suécia”, reforça a embaixadora, lembrando que este ano a abertura do evento, em Salvador, terá uma mesa redonda para discutir temas relativos à Inteligência Artificial em Saúde.
Evento
Além da capital baiana, o evento acontecerá em formato presencial, simultaneamente, em Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, com a presença de representantes dos governos brasileiro e sueco, de empresas, especialistas da área de tecnologia e inovação dos dois países, entre outros. O evento é gratuito e os interessados podem participar dos workshops mediante inscrição no site do Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2022.
Durante as Semanas de Inovação haverá várias atividades. Uma delas é o seminário de inovação Pioneer the Possible, que acontecerá no dia 8 de novembro, no auditório do Departamento de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina. O seminário será uma oportunidade para os participantes conhecerem exemplos de como a indústria está apoiando a transição para um futuro mais seguro e sustentável no mundo.
Sustentabilidade
Parte central das Semanas de Inovação, o tema desenvolvimento sustentável será determinante no evento, pontua a embaixadora Karin Wallensteen. “Nós queremos falar sobre desenvolvimento sustentável e transição verde, e isso é algo que nós sabemos que precisamos tratar em ambos os países. Então, nós estamos tentando encontrar exemplos concretos de como fazer inovação de uma forma mais sustentável”, afirma.
Semanas de Inovação Suécia-Brasil
As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são um evento realizado pela Embaixada da Suécia e pelas entidades parceiras do Team Sweden, entre elas o Business Sweden, a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (SwedCham), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e os consulados gerais no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O evento, que em 2022 chega à sua 11ª edição, proporciona uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). O objetivo é promover a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, fomentando ambientes de inovação suecos, estabelecendo uma colaboração com parceiros brasileiros e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI.
As Semanas de Inovação também fornecem uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil. Além disso, o evento é uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.