O almirante Robert Sachica , presidente do estaleiro Cotecmar , anunciou que vai entregar em dezembro um novo navio de patrulha oceânica – OPV 07 de agosto, o primeiro de cinco novos contratados junto ao Grupo Social e Empresarial da Defesa (GSED) – e construído para a Marinha da Colômbia.
O anúncio foi feito durante a visita oficial a Trinidad e Tobago, que liderou nos últimos dias, o vice-ministro da Defesa da Colômbia Yaneth Giha a fim de especificar um programa de treinamento naval para militares e interdição aérea na nação caribenha, onde também compartilhou as experiências bem sucedidas da Colômbia na luta contra o tráfico de drogas e o crime organizado.
Em Trinidad e Tobago, oficias da Marinha Nacional da Colômbia fizeram uma exposição ao Ministro da Segurança Nacional do país, Jack Warner , das capacidades operacionais que têm o OPV 20 de julho, e os protocolos usados para interdição marítima de barcos ilegais.
Neste sentido, o almirante comentou que “a Marinha tem um programa que inclui seis unidades, com o objetivo de cobrir os custos do Caribe e do Pacífico. Hoje estamos a 60 por cento da construção do segundo navio de patrulha oceânico, a ser entregue em 23 de dezembro “.
Lembrando que Trinidad e Tobago está realizando intensas conversações sobre a possível compra de um IPO-80 da Colômbia para o país, em negociações muito avançadas com resultados em breve.
FONTE: Infodefensa