As empresas que integram a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) terão uma oportunidade importantíssima para conhecer as capacidades brasileiras de inovação e os avanços tecnológicos do setor. Nos dias 28 e 29 de setembro, acontece a primeira edição da InovaBIDS, Se
Atuando em conjunto com Institutos de Ciência e Tecnologia públicos e privados de todo o país, a ABIMDE abre novos canais de diálogo e debate, tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento e produção de soluções inovadoras para a BIDS.
“Em um mundo onde os produtos de defesa e de segurança pública são cada vez mais sofisticados, estar na vanguarda é imperativo. Para se manter no topo é preciso inovar e se reinventar a cada dia”, destaca o presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli.
Ele aponta a primeira edição da InovaBIDS como um passo inicial no desenvolvimento de um esforço coletivo entre academia, entidades governamentais e indústrias de defesa e segurança em busca da inovação.
Entre os temas que serão discutidos no evento estão “Tecnologias emergentes em defesa e segurança”, que abordará como a computação quântica, metamateriais, inteligência artificial e outras inovações vêm impactando os sistemas de defesa e segurança.
Outro painel irá abordar as “Capacidades tecnológicas portadoras de futuro”, que tem o propósito de estabelecer um trabalho de previsão sobre os rumos da indústria de defesa e segurança e os benefícios desses novos sistemas para a sociedade.
“PD&I e soberania” é mais um tema a ser abordado entre os participantes da InovaBIDS. O objetivo é analisar como as ações das empresas, nos diferentes estágios de criação de um produto de defesa (pesquisa, desenvolvimento e inovação), podem gerar um cenário eficaz, fortalecendo a soberania nacional.
Mais um tema em debate será “Fontes de fomento à Inovação: incremental; inovação propriamente dita; e disruptiva”, que abrirá uma análise das três modalidades de inovação e quais as possíveis fontes de recursos a serem aplicados em cada uma delas.
“A InovaBIDS contará com a participação de várias empresas, entidades e instituições. É uma iniciativa que veio para ficar, que será integrada ao calendário oficial do setor de Defesa. A ideia é que se torne um evento que coloque em evidência as potencialidades regionais, de forma a fortalecer a nossa base industrial”, ressalta Mattioli.
As novidades do evento podem ser conferidas pelo site: https://x.gd/8OLU9