O veículo de assalto marítimo ZAHA é um novo veículo blindado anfíbio desenvolvido pela FNSS Savunma Sistemleri, um fabricante de veículos de defesa com sede na Turquia. O veículo destina-se a auxiliar as Forças Navais turcas durante as operações anfíbias. Ele facilita o movimento rápido de tropas navais para os locais de missão e permite que eles enfrentem as ameaças inimigas de forma eficiente.
Quando implantado em terra, o veículo de assalto marítimo ZAHA assumirá as funções de um veículo de combate blindado, oferecendo recursos aprimorados de proteção balística e de minas às forças. Um modelo em escala do ZAHA foi exibido pela primeira vez na exposição IndoDefence 2018 realizada em Jacarta, Indonésia, em novembro de 2018. Mais tarde, foi lançado oficialmente pelo fabricante na Feira Internacional da Indústria de Defesa 2019 (IDEF 2019) realizada em Büyükçekmece, Turquia, em maio de 2019.
Desenvolvimento do veículo de assalto marítimo ZAHA
Em 2017, a FNSS assinou um acordo com a Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) da Turquia para o desenvolvimento de novos veículos blindados anfíbios para a Marinha turca. O desenvolvimento foi iniciado pela FNSS sob o projeto Zırhlı Amfibi Hücum Araçları (ZAHA). O FNSS é responsável pela entrega de 27 veículos ao Comando das Forças Navais da Turquia sob o acordo. Ele entregará 23 veículos blindados de transporte de pessoal (APCs), dois veículos de comando e controle e dois veículos de recuperação. A FNSS concluiu a avaliação do projeto do protótipo e o veículo acabou entrando na fase de revisão crítica do projeto (CDR) no primeiro semestre de 2019.
A plataforma base do veículo anfíbio pode ser usada para o desenvolvimento de várias variantes, incluindo um veículo blindado de transporte de pessoal (APC), um veículo de posto de comando, veículo de remoção de minas e um veículo de recuperação.
Design e características do ZAHA
O veículo anfíbio de nova geração apresenta um casco resistente à água e demonstra características anfíbias superiores. Seu casco hidrodinâmico completamente selado oferece capacidade de auto-endireitamento e melhora a mobilidade na água e em terra. “O veículo de assalto marítimo ZAHA assumirá as funções de um veículo de combate blindado, oferecendo recursos aprimorados de proteção balística e de minas.” A configuração do projeto do ZAHA permite que os operadores lancem o veículo das docas de um LHD durante missões de assalto anfíbio. Espera-se que a Turquia use seu LHD Anadolu para implantar os ZAHA.
O Zaha pode ser tripulado por três membros, incluindo um comandante, um motorista e um artilheiro. O motorista está posicionado na frente, enquanto a escotilha do comandante fica logo atrás da escotilha do motorista. Localizado no meio do veículo, o compartimento do artilheiro oferece uma visão clara dos arredores e permite que o artilheiro rastreie os movimentos inimigos. Um grande compartimento na extremidade traseira pode transportar carga e 21 soldados. Possui rampa hidráulica que permite a entrada e saída de tropas.
Características de armamento e proteção do veículo anfíbio
Uma torre de controle remoto é montada no teto do veículo. Pode ser armado com uma metralhadora de 12,7 mm e um lançador de granadas automático de 40 mm (AGL). A variante APC está equipada com uma torre de controle remoto carregando uma metralhadora de cano pesado M2 de calibre 0,50 e uma AGL de 40 mm.
Também possui sistema de mira térmica, que facilita as operações diurnas e noturnas. O casco de alumínio oferece proteção à tripulação a bordo contra ameaças balísticas e explosões de minas. Ele também possui um lançador de granadas de fumaça montado coaxialmente e um sistema dedicado que oferece proteção contra armas nucleares, biológicas e químicas (NBC). Os recursos de proteção do ZAHA são aprimorados ainda mais com a aplicação de placas de blindagem aplicadas e proteção catódica. Outros sistemas instalados a bordo do veículo incluem um sistema de ar condicionado, um sistema de detecção e supressão de explosão e sistemas de contramedidas.
Motor e desempenho
O veículo de assalto marítimo ZAHA está equipado com um motor diesel montado na dianteira. O motor aciona um sistema de transmissão totalmente automático. No modo anfíbio, o veículo é impulsionado por dois jatos de água montados na traseira. A velocidade anfíbia máxima do veículo é de 7 nós, enquanto a velocidade máxima em estrada é de 70km.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Army-Technology
A continuidade das compras internas fizeram a Industria de Defesa Turca se desenvolver muito bem, partindo para exportação. Um modelo interessante a ser analisado.
Que máquina hein. Lembrando que o Kaplan (que pode ser visto em uma das fotos) é um M’MBT produzido pela FNSS.
Gostei da ideia da estação remota, me lembro que a marinha já estava em estudos para a estação remota Remax naval, será que eles irão estender aos Veículos Anfibios além dos meios navais?
Seria muito interessante a Remax naval(Corced) sendo empregada nos veículos anfíbios da MB.