Por Rubens Fo
Voou nesta quarta-feira, 29/05, o primeiro dos quatro E190, encomendados em novembro de 2012, pela Azal companhia aérea do Azerbaijão, localizado no Cáucaso, fronteira entre Rússia, República da Geórgia, Armênia e Irã.
Até o final de 2013, seis E-Jets, sendo 4 E190 e 2 E170, estarão voando em rotas nacionais e internacionais da AZAL a partir do Heydar Aliyev International Airport (GYD), base principal da transportadora em Baku, a capital do Azerbaijão.
Os 2 E170 “usados” serão fornecidos pela ECC Leasing, subsidiária da Embraer.
A AZAL introduz os E-Jets como parte de uma estratégia de renovação da frota, que inclui a substituição de sua frota de turboélices.
A transportadora irá configurar seus E170 e E190 em classe única com 76 e 106 assentos Elite, respectivamente.
A aeronave permitirá à companhia aumentar a frequência de voos entre Baku e Nakhchievan e introduz novos serviços locais e internacionais para cidades como Odessa, Volgograd, Sochi, Donestsk e outros.
“O EMBRAER 190 é o avião ideal para a velocidade e o alcance que precisamos para abrir novas rotas. É um avião muito versátil que nos dará a capacidade de voar para ambos os mercados, doméstico e internacional, onde vemos um forte potencial de crescimento”, disse Jahangir Askerov, Presidente da Azerbaijan Airlines CJSC. “E com o EMBRAER 170, podemos combinara melhor capacidade de assentos às variações de demanda em toda a rede. O ponto em comum dos dois aviões é um enorme benefício”.
A Azerbaijan Airlines torna-se o 25º cliente de E-Jet na Europa, se juntando a uma lista crescente de clientes na Europa Oriental e na Ásia Central, que identificaram os E-Jets como sua aeronave, entre elas: AeroSvit, Air Astana, Air Moldova, Belavia, Bulgaria Air, Dniproavia, Estonian Air, LOT Polish, e Montenegro Airlines.