O SISFRON, Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, é o projeto mais abrangente para a defesa do Brasil. Fruto dessa relevância, o Vice-Presidente e o Comandante do Exército Brasileiro verificaram o funcionamento do projeto-piloto na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados – MS).
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Parabéns Paulo Moraes, excelente observância histórica e geopolítica!
Abçs
Galera, o Collor sofreu impeachment a mais de vinte três anos, nunca foi preso, foi inocentado, eleito e reeleito senador, estar de novo envolvido em escândalos de corrupçāo da lava jato, falando sério a culpa nāo é só dele, o cara é o que é, e nāo vai mudar nunca, alias esses políticos nāo vāo mudar nunca, vāo continuar metendo a māo no nosso dinheiro, quem tem que mudar somos nós, que trabalhamos e pagamos os impostos que os sustentam.
Prezados fôristas,
Permitam-me apartear esse debate propondo que sejam feitas reflexões sobre como pode ficar a situação da área de defesa no Brasil diante de tantas incertezas políticas. O momento atual, como vemos, é de crise econômica, política e moral.
Incertezas e dificuldades de toda ordem inundam os mais distintos ambientes, mas e se de fato o cenário mudar para pior? Como ficarão as nossas Forças Armadas e os projetos que já estão em andamento e os que estão em discussão? Os atuais compromissos serão saldados? Golpe, Impeachment ou renúncia, o que seria menos traumático para as nossas Forças? O mundo todo se rearmando, como se quisesse sinalizar alguma situação preocupante a se aproximar e o nosso país sendo dilapidado internamente e sua defesa no sentido mais amplo, estagnada e estrangulada por um processo orquestrado de gatunagem sem precedentes históricos.
Será que pensar desta forma se trata apenas de um surto paranóico coletivo ou de fato temos motivos de sobra para acreditar que estamos expondo nossas vidas, nossa defesa, segurança ou melhor o nosso futuro, gratuitamente? sem uma percepção adequada do que de fato pode estar acontecendo ou do que poderá nos acontecer, e, sem uma efetiva mudança de atitude comportamental, estaremos como uma boiada num pasto amplo e verdinho, engordando para o sacrifício. Contudo há esperança e a disposição está aumentando significativamente. Vale a pena acreditar e reagir.
O Brasil e os Brasileiros não merecem isto! – a continuar desse jeito não teremos se quer Forças Armadas. Por que desarmadas já estão, quanto à força….? Unamo-nos!
Senhores,
Parece que aqui, como em toda rede social, existe infiltrados trabalhando a serviço de estrangeiros. Não se deixem levar por algumas opiniões tendenciosas.
Os EEUU não tem ideologia ou crença na hora de querer um governo pró Tio Sam. Isso fica demonstrado, por exemplo, com as relações com o primeiro na linha de governo do Vietnam! Quem diria!?
Aqui no Brasil também os EEUU pouco se importam se o governo é PT, PMDB, PSDB, PSOL, DEM… Eles querem um governo que seja pró EEUU.
Os governos na América Latina de esquerda não foram melhores e nem piores que os governos conservadores em se tratando de corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência, crimes financeiros, de ordem tributária, etc. Quem pesquisar na internet vai “lembrar” ou saber dos diversos escândalos ocorridos nas décadas 70, 80, 90, 2000. É bobagem rotular, exclusivamente, este ou aquele partido, este ou aquele político com a suástica dos crimes citados aqui. O ser humano, geralmente, é corrupto. É de sua índole e natureza; ” a ocasião faz o ladrão”. Devemos, sim, ter melhor memória e pesquisar em quem votar.
O sistema SISFRON incomoda, como incomodou a criação da Petrobrás, da CSN, das estatais nos governos militares, entre muitos outros casos.
O SISFRON também representa diversas facetas ESTRATÉGICAS, as quais os EEUU querem ser somente do seu domínio. Isso sem falar na ampliação e integração que o sistema pode representar para os países da região. Cria possibilidades operacionais e de desenvolvimento tecnológico ainda não existentes. Os EEUU sempre lutaram e sempre lutarão para não haver uma outra nação hegemônica na América do Sul. Sempre pregando e financiando lutas políticas internas para tirar do poder quem não serve aos seus interesses.
Mas eles não estão errados não! Estão defendendo os interesses deles. O Brasil é que tem defender os seus próprios. Quem acha, por exemplo, que os EEUU aceitaram não participar da exploração do pré-sal por empresas nacionais deles, se deixa levar por tendências suspeitas.
O Problema todo é que simpatizantes (empresas e pessoas) infiltrados na imprensa, nas redes sociais e os órgãos empresarias estadunidenses ou mesmo outras multinacionais (que bancam emissoras de televisão, órgãos de imprensa e propagandas eleitorais), manipulam e mexem as “peças” como querem. Isso é preocupante.
Independente de quem gostemos ou não, precisamos lembrar e entender que os últimos governos no Brasil desagradaram Tio Sam e a Europa, simplesmente porque não participaram de muitos processos como gostariam de participar.
Barramos a ALCA, porque querem abrir nosso mercado, mas são extremamente protecionistas.
O regime militar, no passado, estava agradando até começar a criar empresas estatais de tecnologia, com a Embraer, Engesa, Furnas, Eletrobrás, Embratel, Loyd´s, tecnologia Pro-alcool, fábrica de trens, ônibus, estaleiros, ampliou a Petrobrás, entre muitas outras. “Pra frente Brasil!”
O regime militar desagradou Tio Sam e a Europa. Perdeu apoio financeiro, político e de mercado. Sem dinheiro e acesso a outros mercados, num mundo governado pela OTAN e pelo Pacto de Varsóvia, não havia terceira via. O regime militar teve que ceder à abertura política e a perda do poder, o que foi ótimo pelo aspecto dos direitos humanos. Mas atendeu aos interesses dos EEUU na política interna e comercial, pois tiraram do poder quem estava muito nacionalista nas estratégias de politicas industrias e tecnológicas. Foram usados os aspectos político-ideológico e a crise financeira/econômica para acabar com a evolução industrial brasileira naquela época.
Tirando os fatos desagradáveis ocorridos naquela época da ditatura militar, devemos lembrar que a Marinha com o projeto Aramar, Angra e o AGMA ajudaram muito ao desenvolvimento do domínio nuclear e naval.
A Aeronáutica criou o ITA, a Embraer, AEB, entre outras.
O Exército modelou a Engesa, CBC, INBEL, entre outras;
O problema é que nossa massa governante (não falo da massa política) não cria políticas desenvolvimentista, mas criam rachas na política e nas estratégias industriais adequadas aos interesses dos EEUU, Europa, China, entre outros. “Dividir para governar”
Devemos desenvolver SISFRON, Base de Alcântara, CEITEC, ITA, NUCLEP, entre outras instituições geradoras de conhecimento, que significam PODER pois, um país que não tem conhecimento, não tem poder.
Sugestão: pesquisem disputas pelo SIVAN.
Parabéns, Paulo Moraes, um dos melhores comentários que li nos últimos tempos.
Senhores, o pior inimigo é o que se encontra em cada um de nós, ao desvalorizarmos nossos valores e história, nossa cultura e bens. Quando criticamos a ideologia e politica alheia, em geral temos como ponto de referência valores externos. E assim tem sido, estar em sintonia com os EUA, Rússia, Europa e agora também a China, sou mais nossos valores tupiniquins mesmo, hoje a esquerda ou a direita expressam valores extemporâneos, e não valores nacionais, nossas FFAAs estão de parabéns, porque mesmo com o pessimismo de muitos, graças a Deus não de todos, somos reconhecidamente ator geopolítico de destaque regional, o SISFROM trata a matéria, bem como outros excelentes projetos de nossas FFAAs vieram para ficar. Eu tenho fé e esperança em nossa gente, em nosso povo, em nossas FFAAs, em nosso Brasil, e sei que o que esta bom, ficará melhor, e o que não esta irá se encaminhar, somos a nação do presente!
Abçs
Adriano
Apoiado!!! É assim que se deve pensar e agir, temos atualmente todos os tipos de sabotadores engajados de derrubar o Brasil e os principais deles estão aqui mesmo (nas pessoas comuns, políticos, juristas, midias etc…) Porém a maioria quer é o crescimento e a paz para todos e por isso eu também tenho fé no nosso Brasil!!!!
Abçs!!!
Sigamos em frente caro amigo,pois a história ensina, a união faz a força e a desesperança destempera qualquer nação, fé em nossa brasilidade sempre! Grande abraço.
…………….os inimigos estão aqui dentro e a mais alguns milhares de quilômetros ao Norte após o Mexico…..tem OLHO GOOORDOOOO no que é nosso…….OLHO GOOOORDOOO…..
Agora conta pra gente as teorias da conspiração que vc andou lendo…
Vamos elevar esse país as alturas, e isso se dará com a preservação da democracia,que não é nada além de preservar e fazer valer os direitos do cidadão á educação,saúde, segurança enfim ao bem estar social ! O exército é apenas uma extensão de nosso povo, aqueles que pedem ” golpe” ao exército , ainda não se deram conta do real valor dessa instituição !
Galera, vamos para de falar besteira, ou seja falar mau do Brasil, esse é o nosso grande mau, ficar falando os nossos podres e nāo fazer nada, alias fazemos, vamos as ruas protestar contra e depois elegemos e reelegemos os mesmos políticos corruptos, incompetentes, despreparados e descompromissado com a nossa pátria. O Brasil nāo é o melhor país do mundo, mas é o que mais tem condições para ser, só depende do seu povo e não dos seu políticos, ok?!
Galera, vamos parar de falar besteiras, ou seja falar do Brasil, esse é um grande mau dos brasileiros, falar os podres de seu próprio país, mas não faz nada pela sua pátria, pra começar estudar, trabalhar e ser honesto com sigo mesmo, nāo votar em políticos desonestos, incompetente, despreparados e descompromissados com a nossa pátria. O Brasil não é o melhor pais do mundo, mas tem todas as condições para ser, só depende de seu povo, não dos seus políticos. Povo que vota em corruptos nāo é vítima é cúmplice.
Nossas fronteiras é pior do que o rancho das coelhinhas todo mundo manda vamos ver se com esse sistema a coisa melhora.
Yury aqui no país tem uns vassalos subalternos mas o inimigo está bem mais ao Norte nas américas. Agora, espero que os políticos não utilizem o SISFRON pra vigiar boi de grandes pecuaristas, pois falaram em monitorar boi mas não vi uma palavra sobre algum acompabhamento do furto e roubo principalmente de nossa pedras preciosas e outros minerios em reservas indígenas, em direção aos EUA, pois todo mundo no Norte do país conhece essa história.
Que mania de jogar a culpa pros outros…..
Depois quando a gente fala que tem gente que fica regurgitando aqui a ideologia falida do Foro de SP reclamam….
quando o exercito vai perceber, que o inimigo do nosso pais estar aqui mesmo no brasil ?..
E pessoas como o sr. ajuda com comentários descabidos em mídias sociais, fortalecendo a desgovernança e a instabilidade da nação com pedidos de golpes!
O inimigo do Brasil no fronte interno é a falta de educação e consciência dos próprios brasileiros e isto se combate com investimento na área de educação. Educar desde a consciência de que não se deve sujar as ruas de suas cidade, o respeito no trânsito, a consciência do voto correto etc… O Exército e todas as Forças já estão fazendo os seus trabalhos, sofridos mas estão. Cabe agora é nós civis fazermos os nossos, é dureza um governo imbecil que temos, não tem nada pior mas golpes e violências não resolvem isso!
Abçs!!!
Minha mãe costuma ouvir rádio, e em um debate sobre violência uma participante diz revoltada sobre o problema de nossas fronteiras. Nisso ja lembrei justamente do Sisfron, algo que ela nitidamente desconhece. Não é, necessariamente, por falta de divulgação ja que estamos abordando esse tema. Mas a midia em geral não torna esse trablalho das forças armadas mais acessíveis, por isso temos essa inconsciência de nossa sociedade sobre o papel dos militares.
Por isso acho que o governo é parte do problema, o brasileiro em geral não é tão vitima assim na história. Enquanto soldados são mortos por farcs e marinheiros perdem suas vidas no mar (cruzador Bahia) o cidadão nem sabe o que é Sisfron. Realmente, Yuri, o inimigo está aqui mesmo no Brasil, a começar por essa sociedade ingrata, piorado por politicos incompetentes.
quando o “exercito do stedile” estiver agindo por ai, não venha reclamar
Eu concordo com seu comentário Yuri mas esse tipo de inimigo deve ser combatido nas esferas policial e judicial, que são instrumentos do Estado Democrático de Direito, e pelos cidadãos nas urnas. Sds