A Força Aérea dos EUA (USAF) quer adquirir mais quatro A-29 Super Tucano, adicionais as 20 já contratadas para Força Aérea do Afeganistão (AAF). As aeronaves serão entregues a AAF dentro de 18 a 20 meses, a partir da data de assinatura do contrato. A AAF está atualmente em processo de recebimento dos primeiros vinte Super Tucano dentro do programa LAS (Light Air Support).
Os A-29 afegãos são empregados em voos de treinamento, vigilância, interdição aérea e apoio aéreo aproximado. Eles apoiam as operações de contra-insurgência a partir do aeroporto militar nos arredores de Cabul. A aeronave tem sido tão bem sucedida, que a própria USAF não descartou a possibilidade do A-29 como uma opção para o programa OA-X, que vais selecionar a próxima aeronave de ataque leve e de reconhecimento armado.
O Super Tucano possui duas metralhadoras de 12,7 mm nas asas e pode ser configurado com vários tipos de armamentos, como canhão de 20 mm, metralhadoras 12.7 mm, foguetes, munições guiadas com precisão ou bombas de até 1.500 kg. Um dos grande diferenciais do A-29 é a sua capacidade de operar a partir de pistas semi-preparadas.
Engraçado que agora ninguém chama de Teco-Teco
Enquanto isso… mais um país recebeu esta semana seus primeiros A-29 Super Tucanos!!! É mais um para a lista!!!
Tireless, se você perceber bem, são sempre os mesmos, eles ficam pulando de site em site para comentar a mesma coisa, nem vale a pena discutir, é inútil.
Impressionante como depois de ter se recusado a receber um figurão russo a EMBRAER passou a ser objeto de ódio pelos arautos do atraso e do estatismo. Felizmente o Super Tucano está desfrutando do merecido sucesso, e me parece ser uma questão de tempo o aparelho ser adotado pela USAF
Aí vem noticias tipo, Embraer inaugura linha de montagem de jatos nos Estados Unidos etc, e os manés ficam pensando que isso é o Brasil crescendo, que nada, são nossas empresas indo embora isso sim . . .
Só 4 ???? . . . . A gente faz um baita esforço aqui pra mudar tudo, entrega a Petrobras etc, e os caras compram 4 ??? . . . . Depois reclamam das doações feitas para País africano . . . O avião é feito lá, paga imposto lá, lucro enviado é mínimo, isso é doação . . .
O mais importante é o projeto, a inteligência do conceito, o desenvolvimento… e isso é brasileiro. Nasceu da nossa FAB e da Embraer.
O Brasileiro não perde a mania de pegar carona no sucesso alheio.
Somente os air frames estão sendo momentaneamente, produzidos no Brasil.
Praticamente todos os componentes importantes são proveniente dos Estados Unidos e da Europa.
Típico comentário de conformista brasileiro.. Kk..eita Brasilzao….
Aurélio, elas estão sendo montadas nos Estados Unidos, e não fabricadas como você disse. Muita coisa dessa aeronave do LAS é feita aqui no Brasil e enviada para a Flórida para ser MONTADA lá
Pena que as aeronaves estão sendo fabricadas nos EUA , gerando impostos e trabalho para os americanos. Para o Brasil só a remessa de lucro permitida pelas leis americanas e olhe lá.
Como é bom ver um produto nacional tendo sucesso lá fora!
Super Tucano ” O terror dos talibãs”. Fato !