O Exército dos EUA (US Army) procura receber o mais breve possível o novo veículo de combate, mais conhecido como “Light Tank”, para fornecer à Infantry Brigade Combat Team (IBCT) uma plataforma capaz de fornecer poder de fogo com precisão, combinada com a capacidade de se mover rapidamente em terrenos com condições variadas.
Sob o programa Mobile Protected Firepower (MPF), o Exército dos EUA escolherá o mais novo veículo de combate, que é uma das necessidades mais críticas para o US Army, particularmente para o IBCT, que não possui capacidade de fogo direto de precisão de longo alcance.
Os IBCT exigem que essa capacidade seja empregada em locais austeros e imprevisíveis, permitindo evitar os pontos fortes do inimigo e que permitam fazer, rapidamente, a transição para operações ofensivas.
De acordo com um recente relatório divulgado pelo Army News Service, o Mobile Protected Firepower, está atualmente em andamento, depois que dois fornecedores (General Dynamics e BAE Systems) foram escolhidos em dezembro para construir 12 protótipos por menos de US$ 376 milhões.
Esses protótipos serão postos a prova em uma série de testes de letalidade, sobrevivência e mobilidade. Uma unidade de infantaria leve da 82ª Divisão Aerotransportada, também fará uma avaliação.
O Exército espera receber cerca de 500 MPF, que começarão a ser lançados no ano fiscal de 2025. Cada equipe da Brigada de Infantaria de Combate vai ter sua própria Cia. com 14 veículos.
O fornecedor que for selecionado, deverá iniciar a produção dos veículos no ano fiscal de 2022. O “Light Tank” será armado, provavelmente, com um canhão de 105 mm e uma metralhadora de 7,62 mm.
Algumas das condições do projeto preveem de que pelo menos duas unidades precisam necessariamente caber em um C-17, e que cada veículo deverá pesar menos de 40 toneladas.
O MPF poderá vir a ser um divisor de águas para as unidades de infantaria e preencher uma lacuna existente no US Army desde 1996, quando o M551 Sheridan foi oficialmente retirado de serviço, mesmo sem ter um substituto para ele.
Qual é esse da primeira foto? Lindão
tenho uma pegunta..será um projeto especifico, exclusivamente essa função. ou IFv será adptado com um canhão de 105mm? como o cv90 ou puma…
Isso vai por o 105mm de volta ao mercado. Com certeza melhorará a oferta de munição.
Se as condições orçamentárias do Brasil fossem outras daria pra embarcar nessa, desenvolvimento em conjunto sai mais barato.
Exatamente, ao meu ver, o tipo de “MBT”(nos moldes do que se pretendia com o Tamoyo ao menos no quesito peso/mobilidade/agilidade e neste caso com tecnologia de sobra) que o EB/CFN precisa.
Isso não é e nunca foi (ou nunca será) um carro de combate e nem será mais adequado pra nós. É o conceito de um MGS sobre lagartas, para servir de apoio de fogo e relativa ação de choque. Querer usar isso ai como carro de combate é o mesmo que pegar um Guarani e querer fazer o que um VBCI Francês ou Bradley fazem.