A Thales lança na Farnborough 2016 o Fulmar X, um novo conceito para Veículos Aéreos Não Tripulados (Unmanned Air Vehicle – UAV), para uso militar e civil em missões de vigilância (vigilância de fronteiras, desastres naturais, monitoramento de tráfego ilegal, entre outros). O Fulmar X oferece autonomia e inteligência aérea de alta qualidade, utilizando uma plataforma pequena e flexível de baixo custo operacional.
O sistema Fulmar X oferece autonomia de mais de oito horas e tem um raio de ação de mais de 80 km. Construído inteiramente de compósito de fibra de carbono, o UAV tem 3m de envergadura. É lançado por meio de uma catapulta e recuperado automaticamente por meio de uma rede, que pode ser operada em áreas muito restritas, como navio ou veículo. O sistema de recuperação está disponível em diversas configurações para uma mobilização rápida e fácil a partir de um local fixo, sem infraestrutura dedicada.
O Fulmar X conta com uma interface de usuário simples, para que foco seja na própria missão. De fácil manutenção, necessita apenas de suporte técnico simples.
O UAV possui um sensor EO/IR combinado para que as operações possam continuar durante a noite. Com um design modular, pode ser equipado com outros equipamentos, como o sistema de identificação automática AIS ou o transponder Mode 3/C, atendendo as necessidades de cada missão.
O Fulmar X usa a mais alta tecnologia disponível no mercado em sensores e motores, mantendo a conformidade com os mais elevados padrões de confiabilidade e segurança.
“O sistema Fulmar X da Thales proporciona um excelente equilíbrio entre desempenho e facilidade de mobilização operacional. Sua arquitetura modular suporta várias configurações para que o sistema seja adequado para uma ampla gama de missões de vigilância, porém permanece extremamente competitivo em termos de custos operacionais”, Pierre Eric Pommellet, Vice-Presidente Executivo de Sistemas de Missões de Defesa da Thales
Pontos Chave
• A Thales lança o Fulmar X, uma nova abordagem para sistemas aéreos não tripulados para uso militar e civil.
• O sistema, que pode ser configurado para atender às necessidades de cada cliente, oferece autonomia e inteligência aérea de alta qualidade, utilizando uma plataforma aérea pequena e flexível de baixo custo operacional.
• O Fulmar X pode ser utilizado como um sistema autônomo ou totalmente integrado a sistemas de vigilância mais amplos.
A Thales anunciou recentemente um contrato com a Malaysian Maritime Enforcement Agency (MMEA) para fornecer seis sistemas Fulmar marítimos para a sua nova embarcação de patrulha. Projetado para apoiar as autoridades da Malásia na renovação e atualização de sua frota naval, o sistema será usado em uma ampla gama de missões como combate à pirataria, operações anti contrabando, fiscalização da pesca e vigilância das fronteiras.
A Thales tem mais de 40 anos de experiência em sistemas de vigilância aérea e é líder europeu em sistemas aéreos táticos não tripulados, tornando a empresa o parceiro ideal para programas atuais e futuros de vigilância por drones.