A Thales foi selecionada pela Azul para o fornecimento de equipamentos aviônicos para a sua nova frota de 58 aeronaves A320NEO. Esta seleção representa a última de uma série de contratos assinados durante o ano de 2016, destacando o crescimento da Thales na América Latina no segmento de espaço aéreo civil.
O pacote de sistemas a ser implantado na frota inclui o Sistema de Gerenciamento de Voo Thales (FMS), líder de mercado com mais de 60% de participação no mercado global e o único estruturado com base no princípio “o que você vê é o que você voa”.
Outro componente importante do pacote é o Sistema de monitoramento Thales/ACSS T3CAS, o primeiro a ser certificado como padrão para aeronaves Airbus de fuselagem estreita. Ele também inclui a última geração do Sistema de Transponder pronto para a tecnologia ADS-B, projetado para atender as necessidades do espaço aéreo. Como parte do pacote, a Thales também fornecerá o ELT Integra Emergency Locator Transmitter.
O Sistema Thales FMS inclui um hardware combinado ao último software Airbus certificado e oferece a não reatividade e componentes únicos como plano de voo secundário, computação de trajetória de navegação realista ou competências do Sistema de Aterrissagem FMS (FLS) para a tripulação.
A Plataforma integrada de Monitoramento Thales/ACSS T3CAS é a solução básica para Airbus em todas as suas aeronaves de fuselagem estreita.
T3CAS® da ACSS é uma solução completa de monitoramento que integra TCAS, TAWS e um transponder em uma única caixa 6MCU na aeronave. A T3CAS fornece a plataforma que oferece os recursos de Desempenho de Navegação Requerido – Autorização Requerida (RNP AR), Reconhecimento da Situação do Tráfego Aéreo (ADS-B IN ATSAW), Sistema de Proteção de Sobrecarga de Pista em total conformidade e o primeiro transponder ADS-B OUT DO-260B compatível do mercado.
A performance baseada na TAWS, incorporada na solução integrada T3CAS e associada à base de dados de terreno em alta resolução, permitirá executar o método RNP AR (Desempenho de Navegação Requerido) em aeroportos montanhosos desafiadores.
Sistemas de Comunicação e Monitoramento Aéreo (ACSS), com 70% pertencente a L-3 e 30% pertencente a Thales, aumenta a segurança, o reconhecimento situacional e a eficiência dos operadores de aeronaves em todas as fases do voo. O ACSS é parte dos produtos de aviação da L-3 que inclui, caixas pretas, Sistema Aviônico, Sistemas de Display e Serviços de Sistemas Eletrônicos.
A plataforma de monitoramento está de acordo com as exigências presentes e futuras da ATM na Europa, Estados Unidos e Regiões da Ásia-Pacífico e abre caminho para competências ADS-B IN. Além de oferecer um TCAS Change 7.1 integrado, um TAWS baseado em desempenho e um transponder capaz de ADS-B em um pacote de 6 MCU, a T3CAS® também oferece uma gama completa de funções Airbus ADS-B IN, como ATSA-AIRB (Monitoramento Avançado de Tráfego Aéreo) e ATSA-ITP (Procedimentos In Trail) em aviões de fuselagem estreita ou aeronaves de longa distância.
FONTE: CDN Comunicação
E a Airbus dominando o mercado brasileiro da aviação regular de passageiros, além da Latam e Avianca, agora a Azul. Boeing mesmo só a Gol até aqui.