A Thales exibe seus produtos e soluções de última geração para defesa naval em seu estande (No 58) na Colombiamar, realizada de 15 a 17 de março em Cartagena, Colômbia.
Com presença na Colômbia desde 1968, a Thales atua com parceiros locais no desenvolvimento de projetos que auxiliam em questões de segurança nacional e soberania. Como destaque, a Thales modernizou com sucesso as fragatas da classe Padilla, e equipou o Centro de Treinamento e Simulação da força naval local.
A Thales apresenta suas tecnologias navais mais recentes nos segmentos de vigilância e segurança para ajudar a Marinha a realizar suas missões na proteção da Colômbia:
· A Thales exibe o radar de médio e longo alcance NS100, para vigilância de território e superfície, que utiliza tecnologia AESA para atender às demandas operacionais. O sistema pode ser equipado com um sensor FMCW e um sensor infravermelho para maior reconhecimento da situação.
· A Thales também irá apresentar a nova versão do Sistema de Combate TACTICOS BL2, que integra todos os subsistemas em um único sistema. Com arquitetura aberta, o sistema pode ser instalado tanto em novos navios como em um programa de atualização de navios existentes. O TACTICOS atualmente opera 174 navios de guerra de 22 marinhas no mundo todo, incluindo a Colômbia.
· Outro destaque da Thales na Colombiamar será o sonar. Um deles é o Blue Watcher, um modelo compacto de baixa e média frequência voltado a navios, corvetas e fragatas. O CAPTAS-2 foi projetado para corvetas e fragatas de grande porte, fornecendo detecção de longo alcance com redução significativa de peso.
· Outra novidade a ser exibida é o AQUILON, o novo sistema de comunicação completamente integrado (FICS), que fornece uma capacidade de “IP em alto mar” para qualquer tipo de navio. O AQUILON também oferece sistema de voz e dados, comunicação interna e externa de alto desempenho, e incorpora capacidade intranet.
· Também serão exibidos na Colombiamar o VIGILE 100 Mk2, o sistema tático R-ESM mais recente para plataformas de superfície e o SCORPION 2, radar eletrônico para navios de superfície.
· Por fim, a Thales trará o Fulmar X – Sistema Versátil de Aeronave Não-Tripulada, que, como seu próprio nome sugere, é um sistema de alta versatilidade tanto para uso civil quanto militar. O Fulmar X pode ser usado em diversos tipos de missão, como busca e resgate em região montanhosa, monitoramento de tráfico ilegal, apoio para missões terrestres e de inteligência, e operações marítimas.
FONTE e FOTO: Thales