A Thales Alenia Space anunciou que construirá, em parceria, o potente satélite de telecomunicações Inmarsat S – Europasat / Hellas-Sat 3, para a Inmarsat e Hellas-Sat. O satélite fornecerá serviços de Comunicações Móveis por Satélite (MSS), e Serviços Fixos de Comunicações (FSS) e de Radiodifusão por Satélite (BSS).
A carga útil MSS está projetada para fornecer serviços em banda S aos 28 estados membros da União Europeia. As zonas de cobertura dos serviços FSS/BSS são Europa, Oriente Médio e África do Sul. A carga útil Inmarsat S – Europasat oferecerá serviços móveis melhorados em toda Europa por meio da rede híbrida que combina os serviços de satélite em banda S com a infraestrutura do Componente de Terra Complementar (CGC). O Inmarsat S – Europasat fornecerá, em particular, serviços de conectividade de passageiros de aviação, assim como serviços de segurança para a Proteção Pública e Operações de Socorro (PPDR) em todo o continente europeu. A carga útil Hellas-Sat 3 fornecerá serviços DTH e de Telecom em suas áreas de cobertura designadas, mantendo e expandindo o alcance do negócio de Hellas com capacidades adicionais.
Como contratante principal do programa, a Thales Alenia Space está encarregada do design, fabricação, testes e Entrega em Terra (OGD) do satélite. Também se encarregará da campanha de lançamento, do suporte ao cliente durante a campanha de lançamento e as Operações Fase Temprana (LEOP) e de testes em órbita (IOT).
Construído sob a plataforma Spacebus 4000 C4 da Thales Alenia Space, o Inmarsat S – Europasat / Hellas-Sat 3 embarcará em uma missão multi-haz em banda S e Ka para Inmarsat, assim como uma potente missão em banda Ku/Ka de 44 transponders em Ku e 1 transponder em Ka para Hellas Sat 3. O satélite terá um peso de aproximadamente 5.9 toneladas no lançamento e fornecerá à carga útil uma potência de aproximadamente 12,3 kW. Europasat / Hellas-Sat 3 será posicionada em 39° Leste.
“A Thales Alenia tem o prazer de oferecer o satélite Inmarsat S – Europasat / Hellasa-Sat 3 para as companhias Inmarsat e Hellas-Sat. Este será o satélite Spacebus de número 79 realizado pela Thales Alenia Space e o quarto contrato de satélites de telecomunicações conquistado pela empresa desde o início do ano. Além disso, contará com uma missão muito flexível de serviços pan-europeus de Telecomunicações Móveis por Satélites para Inmarsat na banda S e uma potente carga útil em banda Ku para Hellas Sat – para serviços de telecomunicações e de difusão de televisão”, disse Jean Loïc Galle, CEO da Thales Alenia Space. “A conclusão deste acordo de desenvolvimento para um satélite compartilhado é o resultado de muitos meses de trabalho conjunto da Thales Alenia Space, Inmarsat e Hellas-Sat para determinar a melhor solução técnica e comercial para estas missões”, completa.
Rupert Pearce, CEO da Inmarsat comentou, “Inmarsat está encantada de trabalhar com a Thales Alenia Space e com a Hellas-Sat na criação de um avançado satélite que aumente a conectividade em voo e a prestação de serviços de segurança em toda a Europa. O foco inovador e associação com a Thales Alenia Space tem sido uma importante contribuição ao êxito final da oferta da banda S para a Europa”.
Christodoulos Protopapas, CEO da Hellas-Sat comentou “A Hellas-Sat continuará desenvolvendo a posição de 39° e para ser o ponto de acesso DTH líder na Europa, a Hellas-Sat 3 fornecerá capacidades e serviços adicionais para HD e canais livres no ar e irá garantir espaço adicional para crescer nossa base de clientes existente. A Hellas-Sat oferecerá aos seus clientes uma ampla redundância e capacidades de backup para garantir ainda mais as redes de DTH aos seus clientes. Além disso, garantirá a sustentabilidade do negócio e fornecerá uma vantagem competitiva a clientes da Europa e outras áreas”.
Khalid Balkheyour, Presidente e CEO da Arabsat, Presidente do Conselho de Administração da Hellas-Sat, disse “Este acordo representa o primeiro marco/etapa no cumprimento de nosso compromisso com nossos acionistas para capturar oportunidades de crescimento, especialmente depois da aquisição da Hellas-Sat. A Hellas-Sat 3 também representa nosso compromisso com os clientes e atuais sócios da Hellas-Sat. Também representa nossa lealdade na proteção, na manutenção e expansão do negócio e de continuar aumentando a posição 39° como um dos pontos mais quentes da DTH – mais importantes da Europa”.
FONTE: CDN Comunicação Corporativa