A Taurus realizou nesta terça-feira (26), em cerimônia no salão nobre do Ministério da Defesa, em Brasília, a entrega oficial de novos armamentos e acessórios que contribuirão para o serviço da equipe de segurança do órgão de defesa do Brasil.
Na ocasião, estiveram presentes o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o Secretário de Produtos de Defesa, Dr. Marcos Rosas Degaut Pontes, o Diretor do Departamento de Promoção Comercial, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito, e o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs.
Os armamentos, que foram entregues acompanhados de acessórios entre eles coldres e porta-carregadores, fazem parte da linha T Series, especialmente desenvolvida para o mercado militar e policial, e contempla pistolas TH9 e TH9C, além de submetralhadoras SMT9 e fuzis modelo T4 calibre 5,56, cujo projeto é baseado na consagrada plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.
De acordo com o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, é uma enorme satisfação produzir no Brasil armas de qualidade que possam contribuir com o reforço e a atualização dos equipamentos utilizados pela equipe de Segurança do Ministro da Defesa e sua comitiva. “É um orgulho para todos nós produzir armas aqui no Brasil que equipam policiais e Forças Armadas ao redor do mundo, e que também vão fazer parte da segurança deste importante Ministério e de seus representantes”, declara Nuhs.
Com 81 anos de história, mais de 23 milhões de armas produzidas e exportando para mais de 100 países, a Taurus é uma das maiores fabricantes de armas leves do mundo e a maior produtora mundial de revólveres, além de ser considerada a quarta marca mais vendida e a mais importada no exigente e competitivo mercado dos Estados Unidos.
Nos últimos anos, a empresa implantou novas práticas de gestão e governança, empregando o que há de mais avançado tecnologicamente na produção de armas para atender as necessidades do mercado e buscando oferecer o que há de melhor e mais moderno em termos de armamento para os clientes. “Concebidas especificamente para as forças de segurança do Brasil e do mundo, as armas entregues hoje ao Ministério da Defesa são fruto de tudo o que fizemos até aqui, priorizando sempre a qualidade, o sucesso da missão e a segurança de todos”, explica Nuhs.
Material para a Equipe de Segurança do Ministério da Defesa???
Além do estranho de tamanha especificidade da compra (foi compra mesmo ou a dita entrega sem maior referências na verdade foi uma cessão gratuita?), a pompa e circunstância do evento está mais para um comercial (ou ação) a favor da Taurus oferecido pelo Ministério da Defesa…
Se faz parte de sequência da promoção dos produtos T4, após vencer a primeira fase da licitação de 11.551 fuzis para o Exército das Filipinas, pode até ser questionada mas é parte do jogo comercial…
Ou pode ser uma maneira de “provar” que as armas da Taurus são usadas pelo Exército Brasileiro, algo que pode ter impacto (atribuir pontos de avaliação) nas fases seguintes da licitação em curso…
Muitas licitações internacionais deste tipo atribuem peso ou pontos adicionais ao fato do produto estar em uso nas forças militares do país de origem.