Por Luiz Padilha
A primeira de 8 aeronaves AH-11B Super Lynx modernizada (N-4001), realizou hoje nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, Inglaterra, após passar por extensa atualização, seu 1º voo. O voo foi um sucesso, com a aeronave cumprindo todos os requisitos programados pelo fabricante. Este é um importante passo para o Esquadrão HA-1, que assim passa a ter uma aeronave moderna, com maior desempenho e mais eficaz no cumprimento de sua missão, garantindo à Marinha do Brasil, mais uma aeronave moderna para a Aviação Naval.
As primeiras três aeronaves atualizadas serão entregues em 2018, e o voo marca a parceria de longa data entre a Leonardo e a Marinha do Brasil.
Segue abaixo o release da empresa
ROMA, 28/09/2017 – A Leonardo tem o prazer de anunciar o sucesso do voo inaugural do primeiro dos oito helicópteros Super Lynx Mk21B da Marinha do Brasil, em sua instalação Yeovil, no sudoeste da Inglaterra. Os helicópteros atualizados darão a Aviação Naval brasileira uma melhoria significativa em suas capacidades, com muito maior desempenho de aeronaves e eficácia da missão. O Super Lynx Mk21B (AH-11B) é alimentado por dois motores CTS800-4N de nova geração, já utilizados nos helicópteros Super Lynx 300 e AW159 Wildcat, que fornecem aos helicópteros grandes melhorias de desempenho, especialmente em ambientes quentes, aumentando a carga e a eficácia da missão.
Um novo glass cockpit será complementado por uma suite aviônica avançada que inclui um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, auxílio de navegação civil, incluindo um sistema de prevenção de colisão de tráfego aéreo (TCAS), sistema de identificação automática (AIS), receptor de aviso de radar / medidas de vigilância eletrônica integradas com dispensadores de contramedidas e um cockpit compatível com Night Vision Goggle (NVG) completo, juntamente com um novo Hoist de resgate elétrico.
O vôo inaugural é mais um marco na parceria de longa data entre a Leonardo e a Marinha do Brasil, que vem operando helicópteros Lynx desde 1978.
Lynx e Super Lynx na Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil vem operando variantes do helicóptero Lynx há quase 40 anos tendo recebido nove helicópteros Lynx Mk21 em 1978. Em julho de 1996, a Marinha do Brasil recebeu o primeiro dos nove Super Lynx Mk21A. Também atualizou cinco de suas aeronaves Lynx Mk21 originais para o padrão Mk21A sob o mesmo contrato, tornando-se o primeiro cliente de exportação a realizar a atualização Lynx para Super Lynx.
A Marinha do Brasil usa o Super Lynx Mk21A como um helicóptero de múltiplos papéis em função de variedade, incluindo: observação, ataque de superfície, monitoramento de alvo, ataque além do horizonte, ataques vetoriais contra submarinos, guerra eletrônica, operações especiais, transporte de tropas, caça minas, busca e resgate, evacuação aeroespacial, tarefas humanitárias e levantamento fotográfico.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Leonardo Helicopters
Realmente o SH-60 é incrível, um dos maioress sucessos de venda militar, um helicóptero que se encaixa em qualquer situação, confiável, testado em diferentes ambientes, testado em guerra. É difícil apontar um helicóptero tão completo e com um custo/benefício tão bom quanto, o sim magnífico, BLACK HAWK.
Pois é Juarez, e sabe o que é mais triste, a linha de montagem do AW 159 Wildcat neste momento esta lutando desesperadamente para se manter aberta, ela só tem mais dois AW159 para montar para a marinha Filipina e mais nada. Enquanto isso aquela aberração do NH 90 naval esta sendo empurrado goela abaixo das marinhas europeias. Eu pensei que só os Australianos, Alemães e Holandeses reclamavam daquela gambiarra, mas ontem li o relato de um Norueguês e fiquei chocado com o que li, nas palavras dele, traduzindo porcamente para o português, ele estava dizendo para alguém do Qatar que também comprou esse lixo, de que a compra do NH-90 pela Noruega foi o maior mico da história das forças armadas norueguesas
Errado Wellington, é quando a racionalidade, a operacionalidade e a disponibilidade operacional se sobre põe ao lobby.
Aprende Wellington, assim tu não nos dará o desprazer de ler sandices por ti escritas.
Helicópteros ocidentais de combate com DNA para o To naval existem três e tão somente três:
Merlin, the magic, Sea Hawk e Lynx, o resto, bem o resto tem vontade, mas nunca serão.
Magníficos Seahawks?!?! Kkkkkkkk
Quando a passionalidade se sobrepõe a racionalidade. Kkkkkkkk
Esta foi uma das modernizações mais acertadas aviação naval, visto que nenhuma de nossas escoltas atuais tem condições receber e hangarar os magníficos SH 60.
g abraço
Heli magnífico,espero que a MB possa possuir uma dotação maior ,desse que é o mais fantástico dos helis.
Quando a modernização é feita no estrangeiro é rápida aqui demora uma eternidade.
Quantos anos de operação esses super lynx’s atualizados vão ter pela frente após serem concebidos? 15, 20?
Exatamente. De 15 a 20 anos mais.
Belíssimo!
Vida longa ao Super Lynx!
Um ponto a ser observado que ajuda no distinção entre os modelos. O informe da Leonardo diz que agora são os mesmos motores do Wildcat. Porém o Wildcat tem os tubos exaustores de fumaça voltados para cima, enquanto este Super Lynx modernizado tem os tubos voltados ligeiramente para trás. Na configuração original, antes da modernização, os tubos eram voltados para o lado.
Padilha, todos os 14 Super Lynx serão modernizados?
Felipe o texto menciona 8 aeronaves. Quanto aos tubos de exaustão, eles seguem o padrão do Lynx 300.