A FMV (Försvarets Materielverk – Agência Sueca de Aquisições de Defesa) assinou um contrato para comprar 321 veículos blindados de seis rodas da empresa internacional de defesa e tecnologia Patria. O contrato tem um valor de cerca de € 470 milhões, sendo um dos maiores contratos da Suécia com a Patria.
Os 321 veículos, que na Suécia são chamados de Pansarterrängbil 300, ficarão estacionados no regimento Livgardet, em Kungsängen, e em várias outras unidades em todo o país. A Patria já entregou 20 veículos 6×6 que foram encomendados em um contrato separado, assinado em abril de 2023.
O veículo Patria 6×6 definido é o modelo de transporte de tropas, que oferece o que há de mais moderno em tecnologia veicular, como proteção de última geração para até 12 tripulantes. O veículo é modular e pode ser configurado para uma ampla gama de finalidades diferentes. Além do transporte de tropas, será utilizado para tarefas de comando e controle e de ambulância na Suécia, se constituindo em um importante aumento da capacidade de defesa da Suécia.
“A Suécia é um mercado cada vez mais importante para nós e estamos satisfeitos em poder apoiar as Forças Armadas Suecas num momento de sua expansão. Estamos confiantes de que poderemos atender as entregas prontamente, como fizemos anteriormente. O veículo Pansarterrängbil 300 é um excelente exemplo da cooperação entre a Finlândia e Suécia, uma vez que o veículo foi concebido para as condições nórdicas desde o início e com fornecedores suecos, como o motor e o aço da sua blindagem”, afirmou Mats Warstedt, Vice-Presidente da Área de Mercado Nórdicos da Patria.
O veículo Patria 6×6 foi escolhido como plataforma para um programa único de colaboração do Common Armored Vehicle System (CAVS) entre vários países europeus com a participação da Finlândia, Letônia, Suécia e Alemanha.
A Finlândia comprou 40 veículos 6×6 adicionais em janeiro de 2024, o que eleva o número total de compras finlandesas para 131. A Suécia aderiu ao programa em 2022.
FONTE: Patria
O Guarani, assim como o Patria 6×6, foi feito para as necessidades do EB, e do exército finlandês, que não por acaso opera nas mesmas condições dos suecos. E a implementação de vários inputs da indústria sueca faz dele um veículo mais que interessante para eles. O Guarani, pelo tempo que está no mercado já deveria estar em sua segunda ou terceira geração, mas, mal consegue sair da primeira. VBE então…
Os suecos tem muito mais interesses em comum com seus vizinhos, e agora parceiros de OTAN, do que conosco.
O Brasil é apenas o comprador do Gripen E\F, e parou por aí a nossa parceria em termos de defesa com eles.
O mundo não gira ao redor do Gripen e da FAB. Se quisermos mais deles, temos que ir além disso. E não nos falta demandas para tal. Já vontade, obviamente nunca houve, e não há.
A Suécia está usando seus interesses, necessidades e politica ao escolher o patria.
Este veículo é praticamente um caminhão blindado e muitos exércitos estão adquirindo caminhões blindados, motorista e passageiro do lado, na qual auxilia no percurso e tomadas de decisões p não caírem em emboscadas, ou outras armadilhas militares.
Em alguns países da Europa neve muito no inverno, e veículos com parabrisas grandes e inclinados evita o acúmulo de neve, e a necessidade de alguém sair p fora e limpar o parabrisa e ser vítima de sniper…
Se o nosso exército e o Brasil, tivesse um portfólio grande de veículos, equipamentos e armas novas e modermas, será q a Suécia e outros países comprariam de nós?!…, creio q sim, nos temos as melhores indústrias de caminhões, ônibus, tratores, automóveis, motocicletas, aviões… e é só os militares se reunir com os engenheiros, técnicos, projetistas, desenhistas… civis e expor as suas necessidades e interesses, q cada um vai fazer o q está acostumado nas suas funções e profissões…., é óbvio, mas precisa ajuntar, comunicar e discutir, dialogar, então, assim os militares não precisam ter tantos engenheiros militares nas forças, é só usar os civis qd precisam, né!!!…
Está é a minha opinião e sugestão.
Abraço
Não querendo dar uma de advogado dos suecos, mas eu compraria o veículo finlandês também, basta ver a quantidade de componentes feios na Suécia.
O mesmo eu não posso dizer do KC390, nesse caso os suecos deveriam comprar o nosso avião e não o americano (hercules).
Os suecos venderam o gripen para o Brasil, isso não vincula eles a serem parceiros do Brasil em tudo, até porque o Brasil hoje, segundo Lavrov da Rússia, é parceiro de NÍVEL 1 da Rússia, base de sustentação da Rússia e base da nova ordem GLOBAL (palavra dos russos e que jamais foi desmentida pelo Brasil), ou seja, os interesses do Brasil e Suécia são completamente diferentes. Somos aliados da Rússia e China, já a Suécia é aliada da Ucrânia e TAIWAN.
Será que esse trem é bom?
Meio feio…
Belo parceiro comercial, podia ter comprado os guaranis
Parceiro comercial somente na hora de fechar contrato, depois cada um por si…mundo cruel dos negócios, tb não sei se os Guaranis chegaram a serem fornecidos.
Além do que, cada veículo tem características próprias. Talvez o Guarani não seja para eles o ideal. Nunca saberemos.
Esse veículo é maior e bem mais pesado que o Guarani.
Além disso, usa motor Scania.
Como já disse outras vezes, a Suécia só irá comprar algo do Brasil se o produto atender seus interesses. Igual o Brasil fez ao comprar o Gripén. Comprou porque o considerou o melhor e não por ser parceiro da Suécia.
Padilha, era só trancar o pé no próximo lote de Gripen que num piscar de olhos o Guarani iria ser uma opção..
E olha que eu tenho reservas com o Guarani, mas já passou da hora de cobrar uma contra partida dos Suecos
Sem mecânica Volvo ou Scania é praticamente impossível os suecos embarcarem, e como o Guarani usa a problemática mecânica Iveco/cursor é zero de chance, além de serem veículos distintos.
Juarez,
Você acha que os suecos iriam deixar de comprar um blindado com motor Scania, muito mais robusto e confiável, para comprar outro com motor Iveco?
O Off-set do novo lote de Gripen será o KC-390.