De 14 a 18 de agosto, a Diretoria-Geral do Material da Marinha recebeu o Subsecretário do Ministério de Defesa Nacional do Uruguai, Sr. Rivera Elgue Do Campo, e o Adido de Defesa do Uruguai, Coronel Dyver Maurício Neme Díaz, para uma série de visitas a diversas Organizações, visando identificar oportunidades de intercâmbio de informações e de apoio mútuo entre os países.
O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, acompanhou o Subsecretario Uruguaio na visita ao Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). Na ocasião, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo CASNAV, os Simuladores de Passadiço, inclusive o voltado para navegações polares, além dos Simuladores de Operações Aéreas e de Paraquedas. Além disso, também pode ser visto o funcionamento do Console de Imagens Táticas com Realidade Aumentada (CITRA), uma ferramenta que permite consolidar dados de diversas fontes e câmeras, garantindo maior capacidade de controle e monitoramento de áreas marítimas de interesse, o Sistema de Informação sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) e o Sistema Long Range Identification and Tracking (LRIT), entre outros sistemas desenvolvidos no Centro.
Já na Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), os visitantes assistiram a uma palestra ministrada pelo Diretor, Vice-Amirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior, que apresentou os principais produtos, serviços e a capacidade de gerenciamento de Programas Estratégicos daEMGEPRON, com destaque para embarcações, munições e sistemas navais.
Por fim, o Subsecretário conheceu o Complexo Naval de Itaguaí, onde assistiu a uma apresentação sobre o Programa de Submarinos (PROSUB) e teve a oportunidade de visitar a unidade de fabricação de estruturas metálicas, o estaleiro de construção, o shiplift, plataforma utilizada para lançar o submarino no mar, entre outras áreas importantes do Complexo.
A visita do Subsecretário Rivera Elgue possibilitou o estreitamento das relações e oportunidades de cooperação que beneficiam mutuamente os países.
FONTE: DGMM