O submarino de ataque diesel-elétrico russo Stary Oskol, do projeto 636.3 Varshavianka, lançou um míssil de cruzeiro do sistema Kalibr-NK no Mar de Barents como parte do programa de testes das armas, segundo disse o porta-voz da Frota do Norte da Rússia, capitão Vadim Serga, nesta sexta-feira (6).
De acordo com a declaração oficial, o Stary Oskol superou “uma série de provas na Frota do Norte” e lançou “com êxito” um míssil de cruzeiro Kalibr “contra um alvo na costa”.
O texto explica que “o lançamento foi feito em imersão” contra um alvo “localizado no polígono de Chizha”, uma das instalações de treinamento no mar de Barents, no Oceano Glacial Ártico, que recebeu “um impacto com precisão programada”.
No outono passado (primavera no hemisfério sul), os sistemas navais de lançamento Kalibr-NK ganharam fama internacional depois que navios e submarinos de guerra russos os usaram para destruir alvos terroristas na Síria a uma distância de 1.500 quilômetros.
O Stary Oskol, por sua vez, foi lançado nos estaleiros de São Petersburgo para integrar a frota russa do Mar Negro, mas agora realiza testes e exercícios de treinamento de tripulação na base de Poliarni, em Murmansk, da Frota do Norte da Rússia.
FONTE: Sputnik