Dois coelhos com uma cajadada só.
A Navantia tem em suas mãos uma solução rápida para retomar a construção do submarino S-80, na tentativa de minimizar a avalanche de críticas contra a empresa para o erro no projeto, relata Andrew TORRES.
O submarino foi projetado com excesso de peso de aproximadamente 100 toneladas, de modo que a flutuabilidade não é garantida e a empresa pública de construção naval, anunciou há algumas semanas que a entrega do primeiro de quatro S-80 para a Armada Espanhola seria adiada pelo menos dois anos, enquanto este problema não seja resolvido.
No entanto, a proposta partiu dos trabalhadores do próprio estaleiro de Cartagena, que com o avanço na construção do primeiro submarino tiveram que reduzir 75% do trabalho, argumentaram que a primeira unidade poderia terminar sem o sistema de propulsão AIP – Propulsão Independente do Ar.
AIP é uma unidade independente de ar, que possibilita ao submarino não ter que vir a tona para usar o Snorkel, de modo que o submarino fique mais tempo submerso e oculto a ameaças potenciais. A verdade é que este sistema de propulsão avançada seria uma das principais características do S-80, mas desistir e equipar o submarino com motores convencionais a resolver os problemas de excesso de peso e, acima de tudo, seria retomar o trabalho depois do verão e entregar o primeiro submarino S-80 Isaac Peral, em 2015.
A proposta prevê também que os próximos três submarinos da série vão incorporar o novo sistema de propulsão AIP, desde que os problemas se sobrepeso sejam corrigidos.
FONTE: El Snorkel
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval