Depois de quase 20 anos, a compra de um novo modelo de caça de combate para a Bulgária parece estar perto de sua definição. A comissão do Ministério da Defesa parece já ter se decidido sobre os candidatos. De acordo com informações extra-oficiais, a decisão foi de comprar caças novos Gripen, em detrimento das ofertas de caças de segunda mão de Portugal (F-16) e da Itália (Typhoon).
Nessa quarta-feira será analisada pelo Conselho de Ministros e depois pelo parlamento. O Ministério da Defesa se recusou anunciar oficialmente qual seria o escolhido, sem antes ter uma decisão do governo.
De acordo com fontes, a escolha do novo caça teria um valor diferenciado e um tempo de entrega de aproximadamente 18 meses, a partir do momento da assinatura do contrato.
O contrato envolveria a compra inicial de 8 aeronaves da versão C/D, equipamentos associados, armamentos e o simulador.
FONTE: Sega
Eu distorço? Kkkkkkkkkk
Você falou que acha um mau negócio a compra do NG como foi feita. E eu não penso assim.
Aqui e em outros espaços,você disse que concorda, e defende com unhas e dentes, o negócio do heli francês. E eu não concordo com a maneira que foi feita. Do meu comentário anterior, isso é a essência. E você vem falar em leniência? Quer mais leniente do que você foi e é com a negociata do HX-BR? Menos Wellington, bem menos….quem não te conhece pode acreditar….mas eu, não!!!
Nem se dê ao trabalho…..você tem sua opinião, e respeito, apesar de não concordar em uma virgula com ela. Então….é perda de tempo. Fica com a sua e eu com a minha.
Rsrsrs,
André, como sempre, distorce o que eu escrevi, conforme seu interesse, especialmente pra bancar o leniente com algumas decisões da FAB, sugiro ser um pouco mais imparcial. Misturou alhos com bugalhos.
Estou digitando de um celular, mas assim que eu tiver tempo, irei destrinchar melhor o teu entendimento distrocido entre projetos e estratégias distintos. A única coerência da tua parte é o desejo da pura e simples importação de produtos acabados, de preferência made in USA ou Israel. Mas não se preocupe, quando eu tiver um tempinho mais folgado, volto para te responder.
Até mais!!!
Isso aí, Leonardo. Falou pouco e disse muito. Muitas vezes discordo de ti e falo aqui. Mas quando concordo tenho que falat também.
Pau que bate em chico, bate em Francisco. A Saab ofertou um caça leve, monomotor e alta operacionalidade com baixa manutenção. O C/D nunca será um NG assim como um F5 nunca será num F 18, guardadas as proporções, mesmo recheado de tecnologia. Um CD nunca seria fabricado pela EMBRAER.
Não sei porque o stress!!
Mas vamos lá: o NG que você tanto desqualifica, realmente não é um birretaor e nem tem a capacidade de carga de um Super Hornet, por exemplo (esse sim, era meu preferido no FX-2). Mas ninguém pode negar que toda a eletrônica e aviônica embarcada são bem superiores ao C/D, inclusive você sabe disso e admite em seu comentário.
Quanto ao protótipo não ter voado ainda (segundo a Saab vai voar nesse primeiro semestre ainda) acredito que, por não ser uma aeronave totalmente nova, não levará tanto tempo e nem dispenderá tanto tempo e voos de teste quanto demandaria uma aeronave saindo do zero.
Mas, não se pode negar que o E/F é uma aeronave melhor, em todos aspectos, do que o C/D. E hoje em dia, uma aeronave não precisa já ter voado para se saber disso.
Sempre fui um crítico das chamadas ToT’s…..algo que você sempre defende. Mas esse era o requisito principal e fundamental do programa desde o início. E, pelo que se sabe e pelo que foi divulgado, o NG foi o que apresentou maiores vantagens nesse quesito, além de ter sido o mais barato de todos os três finalistas.
Não vejo você questionar o projeto HX-BR com essa veemência, aliás, o defende. Mas em questão de ToT, o NG está transferindo (guardadas as diferenças níveis de tecnologia entre uma aeronave e outra), muito mais tecnologia do que o heli francês. O NG está pulverizando tecnologia entre várias empresas, sendo que muitas não tem participação societária da Saab (Embraer, por exemplo), enquanto a principal contratada do HX-BR é a Helibrás, em grande parte de propriedade da Airbus (transferência dela para ela mesma). E falando em capacidade de venda e mercados futuros, quantos H-225 a Helibrás já vendeu? Essa era uma das promessas do projeto, não é?
Resumindo: o NG não é o suprassumo da aviação de caça mundial e nem era meu preferido e nunca concordei com os requisitos (pois se sabe que no Brasil, tecnologia nesse campo é algo que não se replica, vide os subs alemães, que acabaram não tendo unidades adicionais fabricadas e optou-se por outro fornecedor quando se necessitou de novas unidades). Por mim, compraria 36 unidades de prateleira e tocava o barco, e com a diferença do custo da falada ToT, investiria em algo nacional, projetado pela Embraer.Mas daí simplesmente dizer que o NG foi um mau negócio, vai muita distância.
Ah, dá um tempo André, tu sabes muito bem e quer dar uma de desentendido. Mas em todo o caso……
Conforme já colocado pelo Renato, é uma aeronave mais em conta e serve às necessidades de países como a Bulgária, que seria, em tese, o grande “nicho de mercado” que o E/F abocanharia, conforme o conto do vigário contado pela SAAB para enganar os “espertos” brasileiros. Detalhe, a própria SAAB e a Flygvapnet sabiam que isto não era válido, tanto é que nunca desistiram de manter os Gripens com células do C/D. Aliás, a própria Flygvapnet só embarcou na aquisição dos 60 E/F, para achar outros bobos (para não usar um adjetivo mais pesado), para ajudar a bancar o desenvolvimento de toda nova eletrônica que se deseja na futura modernização dos C/D restantes da própria Flygvapnet, para o mesmo padrão dos E/F.
Daí por que outros países vão embarcar num projeto que até o momento não mostrou a que veio?! Sequer um único protótipo voou, ninguém sabe a verdadeiras capacidades de combate, seus reais custos (aquisição, operação e manutenção), especialmente se comparado ao seu antecessor, este sim com uma das melhores relação custo-benefício do mercado. Nossos decisores “estratégicos” nos fizeram embarcar num projeto que não passa de um remendo de algo que prestava, só porque resolveram colocar mais combustível no bicho, com a desculpa que teria mais autonomia. No frigir dos ovos, uma péssima solução de compromisso, pois se comenta que terá um aumento insuficiente de autonomia, ante a perda na capacidade de armamentos e manobra, além no aumento dos custos, deixando-o em patamares próximos a caças médios birreatores, detalhe, sem os mesmos atributos.
Negoção!!! Sim, à SAAB, que terá dois produtos, sem grandes dispêndios financeiro, pois encontrou um “esperto” pra bancar os projetos. Rsrsrsrs
O “bacana” é que este não será o último contrato de venda de novas células de Gripens C/D, que no futuro terão aviônicas do E/F, afinal pra quê pagar mais caro?!
Sei lá, acho que já vi este filme. Parece que o nome é ‘AMX 2, a missão continua!”. Eu não gosto de bancar o chato, mas é inevitável neste momento, “Eu te disse, não te disse?!” Rsrsrs
Até mais!!!
Obs: Esperem mais novidades sobre os Gripens C/D, a Volvo tem melhorias no RM-12, dando ainda mais potência e mantendo o consumo baixo.
Em outra matéria li que a oferta de 8 Gripen à Bulgaria ficaria em US$ 832 milhões, o que daria US$ 104 milhões por aeronave, contra US$ 150 milhões que custará a unidade do Gripen NG à FAB (claro, inclui os custos de desenvolvimento e ToT). Baseado nesses valores, para mim seria mais vantajoso comprar, ao invés dos 36 NG negociados, 48 unidades do Gripen C/D (40 “C” e 8 “D”). Os prazos de entrega seriam mais curtos e, provavelmente, as primeiras unidades já poderiam estar sendo incorporadas à FAB. Além das 12 unidades para o GDA, poderiam guarnecer com igual número o 1º/4º GAv em Manaus, o 1º/1º GAvCa no Rio e o 1º/14º GAv em Canoas, proporcionando maior cobertura do território nacional com menos desdobramentos.
Não consegui adivinha, Wellington! Discorra um pouco sobre sua tese…..
Porque são mais baratos. A Saab já anunciou que vai. Continuar produzindo os c/d para quem tem orçamento curto, o que não impede de adotar algumas das inovações do ng.
Advinhem por que irão optar por C/Ds e não por E/Fs?!