No âmbito do Fundo Europeu de Defesa (EDF), a Thales está liderando o projeto SEACURE para alcançar uma capacidade europeia soberana em futuras Guerras Antissubmarinas e de Fundo Marinho.
O programa SEACURE começou em novembro de 2024 por uma duração de 45 meses e envolve 35 parceiros europeus de 13 estados-membros da UE.
Com base na conclusão bem-sucedida do projeto SEANICE do EDIDP (Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa) no final de 2023, o objetivo do SEACURE é alcançar uma capacidade europeia soberana em futuras Guerras Antissubmarinas e de Fundo Marinho autônomas.
O mundo está enfrentando tensões crescentes em muitas regiões, com ameaças assimétricas e o ressurgimento de operações de alta intensidade, particularmente no mar. É o caso perto das fronteiras da União Europeia, no Oriente Médio e no Extremo Oriente. Isso destaca o quão crítico é para as nações controlar a segurança no mar e proteger suas infraestruturas marítimas. Além disso, a exploração de recursos marinhos, incluindo parques eólicos offshore, exige monitoramento contínuo para evitar ações maliciosas de adversários estatais e não estatais.
Eventos recentes estão acelerando planos em toda a OTAN e países europeus para proteger a infraestrutura marítima de interesse nacional. Esses planos abrangem novos teatros operacionais e exigem novas capacidades e novos métodos de operação.
O principal objetivo do SEACURE é desenvolver e demonstrar no mar, até 2028, um sistema integrado de sistemas voltado para a execução bem-sucedida de operações autônomas conjuntas de Guerra Antissubmarina e Guerra do Fundo Marinho e proteger a infraestrutura marítima crítica. Ele se concentra na detecção, classificação, identificação e rastreamento de ameaças subaquáticas em condições desafiadoras, usando drones aéreos, de superfície e subaquáticos. O SEACURE oferecerá um sistema de defesa versátil para tais operações, aumentando o nível de autonomia, com base em uma arquitetura de sistema de sistemas aberta, ágil, modular e escalável. Além disso, será interoperável e pronto para combate colaborativo.
O SEACURE não apenas fortalece a segurança marítima hoje, mas também estabelece as bases para um futuro marítimo global mais resiliente e cooperativo.
Sobre o SEACURE
O SEACURE é proposto como uma continuação do projeto de pesquisa EDIDP SEANICE que terminou em novembro de 2023. Ele oferece uma nova maneira de proteger nossas infraestruturas marítimas críticas e garante a liberdade de operar em nossas próprias águas, detectando e protegendo contra quaisquer ameaças externas.
Os parceiros são:
THALES DMS FRANÇA SAS; ALSEAMAR; ATLAS ELEKTRONIK GMBH; CEIIA – CENTRO DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO (ASSOCIAÇÃO); DRASS GALEAZZI SRL; THALES EDISOFT PORTUGAL S.A.; ESG ELEKTRONIKSYSTEM- UND LOGISTIK GMBH; ETME PEPPAS & ASSOCIATES SOCIETE ANÔNIMO; EXAIL ROBÓTICA; FEAC ENGINEERING PRIVATE COMPANY; FORSVARETS FORSKNINGINSTITUTT (FFI); FINCANTIERI SPA; FINCANTIERI NEXTECH SPA; I.D.S. INGEGNERIA DEI SISTEMI SPA; GMVIS SKYSOFT SA; INNOVATION IN RESEARCH & ENGINEERING SOLUTIONS; KONGSBERG DISCOVERY AS; KUNGLIGA TEKNISKA HÖGSKOLAN; LEONARDO – SOCIETA PER AZIONI; NAVAL GROUP; NAVANTIA S.A.; NAXYS TECHNOLOGIES AS; PATRIA AVIATION OY; RTSYS; SAAB KOCKUMS AKTIEBOLAG; SAAB DYNAMICS AKTIEBOLAG; SAAB AKTIEBOLAG; SAIPEM S.P.A; SCHIEBEL; SIEL SRL; SOTIRIA Technology Private Company; THALES ITALIA SPA; THALES ROMANIA SRL; NEDERLANDSE ORGANISATIE VOOR TOEGEPAST NATUURWETENSCHAPPELIJK ONDERZOEK TNO; WSENSE SRL.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN