Por Luiz Padilha
Durante a LAAD 2019 foi anunciado a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a SEA e a SIATT, conforme publicado no DAN.
Agora vamos abordar algumas tecnologias que a SEA pode desenvolver com a SIATT.
Krait Defence System
O Sr. Steve Hill nos recebeu no estande da empresa na LAAD e nos mostrou que além do sistema lançador de torpedos da futura Fragata Classe Tamandaré, amplamente divulgado na feira, a SEA possui o sistema Krait Defence System (KDS).
O Krait Defense System compreende uma família de soluções de detecção e contramedidas, através de um software comum que integra o sistema lançador de torpedos com o KraitArray miniaturizado, um sistema de sonar de arrasto de linha fina e o comprovado despistador (decoy) da SEA.
Krait Defense System possui uso independente do KraitArray, que vai até um sistema totalmente combinado conhecido como KraitStrike. O sistema é projetado para embarcações menores, como embarcações de patrulha e OPVs que são incapazes de acomodar um sonar de arrasto de tamanho normal.
O sistema tem quatro opções:
KraitSense – Passive Towed Array
KraitSearch – Active Acoustic Search
KraitShield –Acoustic Decoy System
KraitStrike –Lightweight Torpedo Launcher
O KraitArray é uma ecosonda de encaixe comum para submarinos e navios, com alto desempenho, devido a seus transdutores e hidrofones de alto desempenho, baixo consumo de energia, peso, resistência e custo em comparação com arrays rebocados de outros fabricantes.
O nível de miniaturização dos sensores e seu baixo peso trazem enormes benefícios aos usuários do KraitArray, que pode ser adaptado e usado em navios e embarcações não tripuladas, além de poder ser utilizado para vigilância e proteção portuária, mas o seu diferencial é sua aplicação nos sistemas de defesa de torpedos e na Guerra Anti-Submarina.
O KraitArray é totalmente configurável e fornece uma solução confiável e flexível que é facilmente integrada ao
sistema de combate do cliente, pois é 100% Plug and Play.
CARACTERÍSTICAS
• Interface Digital IP Aberta
• 128+ canais acústicos
• 16 canais não acústicos
• Múltiplos módulos
• Até 150m de comprimento do módulo
• Raio de Curvatura 75mm
• Profundidade de Operação 300m
Lançador de torpedos
O lançador de torpedos leve SEA é facilmente configurado e capaz de operar com todos os torpedos leves utilizado pela OTAN. O sistema lançador de torpedos pode ser instalado em diferentes tipos de navios, sendo operado por um moderno sistema eletrônico integrado ou não ao CMS do navio em que estiver operando.
DECOY laucher
O lançador de decoy de 130 mm padrão OTAN é composto por 6 tubos sem partes móveis, garantindo alta disponibilidade operacional e baixo custo de manutenção.
O lançamento de Decoy tem três fases: um motor de foguete para lança-lo para longe do navio, um drogue para retardar a rodada, e uma asa para-vela que permite que o chamariz manobrar lentamente enquanto desce para a água. O dispositivo tem 125 mm de diâmetro por 1 metro de comprimento, e é alimentado por uma bateria térmica com alcance de até 500m do navio.
O Brasil já é possuidor de lançadores de torpedos, bem como despistadores nacionais, não seria melhor aproveita-los?
Esses equipamentos não recebem investimentos há anos. A defasagem é grande e temos que ter navios modernos.
Rapaz, parece que o mercado de defesa brasileira está com moral!!!
Só boas notícias.