A Saab recebeu um pedido do Ministério da Defesa da Lituânia (MoD) para entregas da solução Mobile Short Range Air Defence (MSHORAD) da Saab. O valor do pedido é de aproximadamente SEK 1,3 bilhão e as entregas ocorrerão de 2025 a 2027.
O pedido foi feito dentro de um acordo entre a Saab, a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e o Ministério da Defesa da Lituânia, que permite à Lituânia fazer pedidos da solução de mísseis de defesa aérea de curto alcance RBS 70 NG da Saab.
O pedido inclui Unidades Móveis de Tiro, Unidades Móveis de Radar, um Sistema de Comando e Controle (C2), um pacote de treinamento e o treinador RBS 70 NG. A Saab integrará o MSHORAD em veículos JLTV fabricados pela empresa americana Oshkosh antes da entrega ao cliente.
“Estamos orgulhosos de continuar a dar suporte à defesa aérea da Lituânia. O MSHORAD é nossa resposta às novas ameaças no campo de batalha. A ampla experiência da Saab nos torna capazes de entregar tudo, desde radar e unidades de tiro, bem como nosso sistema de comando e controle; o resultado é a solução de defesa aérea móvel de curto alcance mais moderna e capaz do mercado”, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios Dynamics da Saab.
“O MSHORAD foi projetado para garantir a proteção de certas instalações, áreas e infraestrutura crítica. A vantagem deste sistema é a mobilidade, então é um sistema extremamente necessário que fortalecerá significativamente as capacidades das Forças Armadas Lituanas. Atualmente, estamos usando o sistema de defesa aérea RBS 70 de geração mais antiga e mísseis Bolide”, disse o Ministro da Defesa Nacional da Lituânia, Laurynas Kasčiūnas.
MSHORAD é a solução de defesa aérea móvel da Saab. O sistema consiste na Unidade de Radar Móvel baseada no radar Giraffe 1X, a Unidade de Tiro Móvel baseada no RBS 70 NG, todos conectados com o GBAD C2 da Saab.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN